Com a crescente necessidade em atender diferentes públicos e nichos de mercado, o universo do leite vem se diversificando. Antes, o leite que era conhecido somente como algo nutritivo vindo das mimosas, hoje nas prateleiras podemos ver diferentes tipos de leite, com vários tipos de processamentos, envases, classificações e novidades como por exemplo o leite A2 e o orgânico. Bora conhecer alguns deles:
Leite orgânico
Esse tipo de leite vem de vacas criadas em sistemas de produção orgânicos, ou seja, são alimentadas com pastagens cultivadas sem uso de fertilizantes químicos. Além disso, o uso de medicamentos veterinários é , sendo permitido apenas o tratamento com medicamentos naturais ou homeopáticos em caso de necessidade.
Com isso, os produtos de leite orgânico devem seguir as regulamentações específicas para obter a certificação orgânica, que varia de acordo com o país e a instituição responsável pela certificação. Essas regulamentações visam garantir que as práticas de produção sejam favoráveis e que os produtos finais sejam livres de resíduos químicos à saúde.
No Brasil, esse mercado tem crescido bastante nos últimos anos, acompanhando uma preocupação mundial em relação a questões ambientais, de sustentabilidade e de qualidade dos produtos.
Leite Longa Vida
O leite longa vida, também conhecido como leite UHT (Ultra High Temperature) ou de caixinha, é um tipo de leite que a por um processo de esterilização em alta temperatura, permitindo que ele tenha uma vida útil mais longa em comparação ao leite fresco.
O leite pode ser armazenado em temperatura ambiente por meses, sem necessidade de abastecimento, desde que a embalagem esteja lacrada. Uma vez aberta, a embalagem precisa ser refrigerada e o leite consumido em alguns dias. Por isso, o leite longa vida é uma opção conveniente para muitas pessoas.
Leite Zero Lactose
O leite zero lactose é uma variedade de leite que foi tratada para remover ou reduzir significativamente o teor de lactose. A lactose é um açúcar encontrado naturalmente no leite e em outros produtos lácteos, e algumas pessoas têm dificuldade em digeri-la devido à deficiência de uma enzima chamada lactase.
É importante ressaltar que o leite zero lactose não é adequado para pessoas com alergia ao leite, pois a alergia é uma reação do sistema imunológico às proteínas do leite, e não à lactose. Para pessoas com alergias ao leite, é necessário evitar completamente o consumo de produtos lácteos, apesar do leite A2 poder ser muito benéfico nestes casos.
O leite zero lactose está amplamente disponível em muitos supermercados e pode ser usado como um substituto do leite regular em receitas e consumo direto. Ele oferece uma opção para pessoas com intolerância à lactose desfrutarem dos benefícios nutricionais do leite com proteínas e vitaminas, sem os efeitos negativos da lactose não digerida.
Leite Carbono Neutro
O termo "leite carbono neutro" refere-se a uma prática relacionada à produção de leite que busca minimizar ou compensar as emissões de carbono associadas à sua produção e não a uma diferença no produto em si.
Para tornar o leite "carbono neutro", é necessário adotar uma série de medidas que reduzam as emissões de carbono em todas as etapas da produção, desde a alimentação dos animais até o transporte e o processamento do leite. Algumas delas são: alimentação sustentável, gestão de resíduos, conservação do solo e da água, investimento em projetos de compensação de carbono, como reflorestamento ou compra de créditos de carbono, etc.
A neutralização completa das emissões de carbono associadas à produção de leite pode ser um desafio, mas a implementação dessas medidas ajudará a reduzir significativamente o impacto ambiental dessa indústria. Além disso, a conscientização dos consumidores e o apoio a produtores comprometidos com práticas sustentáveis incentivam a adoção de técnicas mais amigáveis ao meio ambiente.
Qual leite é o seu preferido? Conte aqui nos comentários!
Conhecimento em dia, hora de cruzadinha!
Gostou da cruzadinha? Temos outras aqui no MilkPoint! Clique aqui para conferir. Se jogue nessa diversão de conhecimentos!