O Brasil, com sua vasta extensão territorial e diversidade cultural, é berço de inúmeros produtos gastronômicos que encantam os paladares ao redor do mundo. Entre essas iguarias, o queijo desponta como uma verdadeira expressão de nossa identidade regional.
Ainda que diversos queijos internacionais sejam populares e amplamente consumidos em território nacional, existem variedades 100% brasileiras que merecem destaque e reconhecimento. Da textura cremosa à casca mais firme, dos sabores suaves aos mais marcantes, cada um desses queijos narra uma história e apresenta características únicas.
Portanto, listamos 7 tipos de queijos que são 100% brasileiros, confira:
1. Queijo coalho:
Uma presença indispensável em todo churrasco brasileiro, com raízes no Nordeste do país, é o tradicional queijo coalho. Este queijo, produzido através da coagulação das enzimas do leite, possui uma massa branca e uma faixa de umidade que geralmente varia de média a alta, além de apresentar um sabor salgado com um toque ligeiramente ácido.
2. Queijo serrano
A variação do queijo canastra proveniente do sul é produzida a partir de leite cru de vaca, destacando-se por sua consistência semelhante à manteiga. Essa iguaria tem suas origens nas elevadas regiões dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, e se estende até o Planalto Meridional de Santa Catarina.
3. Queijo canastra
Este produto, reconhecido mundialmente e celebrado como patrimônio imaterial brasileiro, possui um paladar sutilmente ácido. Elaborado a partir de leite cru, a por um processo de maturação de 21 a 40 dias e é oferecido em texturas que vão desde semi-rígidas até mais suaves e cremosas.
4. Requeijão de corte
Comumente conhecido como requeijão baiano ou crioulo, este produto é derivado do soro do leite. Sua textura cremosa é obtida mediante a incorporação de creme de leite. Quando mais firme, exibe uma coloração amarelada e é servido em blocos compactos.
5. Tulha
Premiado no Word Cheese Awards em 2016, este queijo artesanal tem suas origens no interior de São Paulo. Seu processo de maturação estende-se de 10 a 12 meses, resultando em uma casca delgada de tom avermelhado e um interior frágil. Seu sabor e textura são reminiscentes do parmesão.
6. Queijo Cuesta
Fabricado nas instalações da queijaria Pardinho, este queijo é produzido em tachos de cobre, a partir do leite cru de vacas da raça Gir. O processo de maturação se estende ao longo de 8 meses, permitindo a acumulação de fungos na casca. O sabor é suave, com notas adocicadas e um toque leve de acidez.
7. Azul do Bosque
Enquanto os queijos azuis ses e italianos são mundialmente reconhecidos, o Brasil não fica para trás na produção desse tipo de queijo. A versão brasileira, produzida em Joanópolis, São Paulo, é elaborada com leite de cabra, caracterizando-se por um sabor intenso e picante, além de uma textura macia.
E aí, qual deles é seu preferido? Conte para nós nos comentários!
As informações possuem como fonte Globo Rural, adaptadas pela equipe MilkPoint!
Conhecimento em dia, hora da cruzadinha! Vamos nessa?
Gostou da cruzadinha? Temos outras aqui no MilkPoint! Clique aqui para conferir. Se jogue nessa diversão de conhecimentos!