O espaço de “Comunidade MilkPoint” é destinado a conhecer melhor a rede de pessoas ligadas ao MilkPoint, seja colunista, atuante do setor leiteiro ou usuário do site.
Se você quiser compartilhar sua trajetória no leite, já fica o convite para contar um pouco da sua história e aparecer por aqui!
Sem mais delongas, é com muita satisfação que contaremos um pouco do trajeto de Marco Factori, nosso colunista e parceiro do MilkPoint desde 2009.
Quem é Marco Factori?
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), é Mestre (2008), Doutor (2011) e Pós-Doutor (2014) em Zootecnia pela mesma Faculdade. Atualmente é Professor Universitário na UNOESTE/Presidente Prudente/SP, dentre outras disciplinas, bovinocultura de leite. É colunista no radar técnico de pastagens na MilkPoint, além de instrutor na Educapoint. É Assessor Técnico de associações e empresas de Nutrição animal, além de prestar assessoria em propriedades rurais.
Tem experiência na área de manejo e conservação de forragens, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo e adubação de pastagem, pecuária de leite e corte, nutrição animal, nutrição de ruminantes, formulação de dietas para animais, regulagem de máquinas agrícolas e processamento de volumosos destacando-se a silagem de milho.
Foi professor na UNESP – Botucatu - SP e FATEC de Presidente Prudente - SP. Ministrou diversas palestras e cursos sobre manejo, produção e nutrição animal, destacando formulação de dietas, planejamento agropecuário, projetos e bem-estar animal, trabalhando também com a técnica de Isótopos Estáveis na Rastreabilidade Animal.
Atualmente é proprietário da Treinamento e Assessoria Zootécnica que tem como meta a promoção de solução sobre questionamentos e problemas no sistema de produção animal com ênfase em Forragicultura e Pastagens, Produção e Nutrição de Ruminantes, bem como no desenvolvimento de Sistemas de Produção Agropecuários.
MilkPoint: Como começou sua história com a pecuária leiteira? Quem está com você nessa jornada?
Marco Factori: Tudo começou por causa de meus avós que produziam leite de forma simples. Depois meu pai que é pequeno produtor rural, me lapidou os gostos por plantas e animais, até eu ingressar na Zootecnia na UNESP de Botucatu, onde me formei, tornei-me mestre doutor e pós doutor em Zootecnia.
MilkPoint: Como enxerga a atividade leiteira no país hoje?
Marco Factori: Dificultada pelos preços dos insumos e governo que não oferece ajuda. No entanto, é, ainda, uma das atividades mais rentáveis dentro da pecuária. Mas necessita ser bem istrada e conduzida para reverter lucros.
MilkPoint: O que mais te motiva/atrai a estar na pecuária leiteira?
Marco Factori: Com certeza a paixão pelos animais. Vacas de leite são dóceis e nos transmitem tudo de paz, a meu ver. No entanto o lucro da atividade também é muito atrativo. Outro fator é um campo magnifico para quem, igualmente a mim, gosta de nutrição de animais. O rúmen de um animal leiteiro é fantástico. Uma brilhante sala de aula.
MilkPoint: Quais os principais gaps no setor hoje e como podem ser resolvidos?
Marco Factori: Nutrição e manejo são com certeza os mais profundos. São frágeis e falhos pois profissionais e produtores não se combinam a um denominador comum. Os profissionais procuram alternativas quase que impossíveis, perante a uma situação simples de resolver. Produtores acham que não tem saídas e só acreditam nestas saídas mirabolantes. Enfim, a coisa é fácil de resolver, pode ter certeza. Dedicação e olhar para a vaca para ver o que ela precisa é o melhor a fazer. Depois, utilize as técnicas e resolva.
MilkPoint: Quais são os pontos mais fortes do setor atualmente?
Marco Factori: O potencial produtivo em uma país tropical como o nosso com muito pasto e grãos.
MilkPoint: Como você acredita que o setor estará no curto (5 anos) prazo?
Marco Factori: Melhor. Tudo que acontece de ruim é para melhorar, pode ter certeza. Se estamos em uma crise com certeza é para nos tornarmos fortes e melhores no futuro.
MilkPoint: Para o médio (10 anos) e longo (30 anos) prazo você enxerga uma mudança muito grande? Quais são suas perspectivas?
Marco Factori: Tudo mudará ao eu ver em 3 anos. Embora o ciclo produtivo de gado de leite precise de pelo menos 3 anos, tudo irá se resolver em menos de 5 anos, com certeza. Já temos a vontade de produzir e a técnica. Precisamos somente uma leve melhora nos preços de insumos e do leite. Técnica e vontade já temos de sobra. Como eu falei, basta apenas nos entendermos.
MilkPoint: Quais foram ou são seus desafios pessoais mais intensos ao trabalhar com pecuária leiteira?
Marco Factori: Por incrível que pareça uma mentalidade do produtor rural em que acha duas coisas muito importantes. Primeiro: se ele precisa extrair um dente ele busca o dentista. Dores no corpo, um médico. Problemas judiciais o advogado. Problemas com seus animais, pergunta para um vizinho. Ele precisa procurar um profissional. Segundo ponto: Aplicar novas técnicas que darão resultados é muito difícil as vezes pelo fator cultural. Mas precisamos nos atualizar com certeza.
MilkPoint: Qual sua dica de sucesso ou frase preferida?
Marco Factori: Lá fora o sol desfalece, amanhã vai renascer. Se teu destino escure, confie no amanhecer.... letra de uma música.
O produtor rural é o homem que mais tem fé. Levanta todo dia acreditando. Devemos continuar assim.
MilkPoint: Quais os serviços do MilkPoint você utiliza mais, e como o site lhe auxilia no dia-a-dia?
Marco Factori: Textos informativos e radares técnicos.
MilkPoint: Qual mensagem você gostaria de deixar para outros produtores?
Marco Factori: Confie no amanhã. Se tem dúvidas procure a informação. Se atualize. Siga em frente sempre.
Fotos e informações cedidas por Marco Factori à equipe MilkPoint.