Hoje vamos falar sobre creme de leite e nata.
Recentemente foi lançado no mercado um novo produto que é a nata, esse produto já existia no mercado, mas era denominado creme de leite e trazia o subtítulo “nata”.
Acontece que no Sul do país a nata é um produto muito apreciado, faz parte dos cafés coloniais e é consumida com azeite, com ervas, com nozes, podendo ser também consumida doce, assim, a legislação ou a reconhecer e normatizar a nata como um produto diferenciado a partir de agosto de 2012.
Já recomendamos aqui que o consumidor deve sempre preferir os cremes de leite com maior concentração de gordura, porque se você quiser menos gordura, você usa uma menor quantidade, ou dilui o creme de leite em leite, que é o que a indústria faz com os cremes com menor quantidade de gordura.
Agora a nata é um creme de leite específico, com mais de 45% de gordura, e é apresentado ao consumo pasteurizado. Essa alta porcentagem de gordura faz com que a nata seja leve, mas com consistência suficiente para ar no pão, então a nata também é a gordura do leite.
E o chantilly?
O chantilly é obtido a partir do creme de leite ou da nata batidos com açúcar, e cuidado, pois muitos produtos a base de gordura vegetal estão sendo vendidos como chantilly. O chantilly verdadeiro é derivado do leite, mais amareladinho e de sabor mais nobre.
E a manteiga?
A manteiga também é feita a partir do creme de leite. É o creme de leite batido. Onde a gordura se agrega e se separa dos outros componentes do leite.