O uso de tecnologia nas propriedades rurais vem crescendo a cada dia e provocando mudanças no seu gerenciamento. Os produtores procuram obter ótimos resultados e com isto tem usando a tecnologia ao seu favor, aumentando a rastreabilidade, sanidade e bem-estar animal.
A pecuária de precisão facilita na tomada de decisão, torna a propriedade mais eficiente, ágil e tendo o monitoramento animal em tempo real.
Nesse cenário, você já imaginou poder fazer uso da cerca virtual numa fazenda leiteira? Interessante, não é? Iniciemos pelas cercas convencionais, como a de arame, madeira e cercas elétricas. Essas têm a função de barreira para impedir que os animais ultraem o limite que foi determinado, protege de áreas restritas, serve como divisão de piquetes, consegue fazer uma barreira física simples e rápida e irá melhorar no manejo das pastagens e dos animais. Uma estratégia recente que vem sendo estudada é a cerca virtual como uma alternativa das cercas convencionais utilizadas frequentemente.
Quais seriam as vantagens de se usar uma cerca virtual?
Além de servir como barreira, a vantagem de usar a cerca virtual é que facilita o uso de pastagem disponível, monitora e localiza cada animal em tempo real, aprimora a sustentabilidade, reduz perda do rebanho, traz segurança para a propriedade e economiza tempo e dinheiro utilizados na construção de cercas convencionais.
Porém, você pode estar perguntando: Existe algum obstáculo para optar por cercas virtuais? A resposta é sim. Para usar a cerca virtual recomenda-se o uso de internet em grande parte do pasto para o controle e monitoramento.
Como funciona a cerca virtual?
O monitoramento em tempo real do bovino na cerca virtual se faz pelo GPS (Global Positioning System) que faz parte do sistema tecnológico. Para isso o colar específico do sistema é colocado no pescoço do bovino (Figura 1) que emite um som quando o animal está próximo do limite estabelecido (figura 2).
Caso o aviso não seja o suficiente, pulsos elétricos de curta duração são liberados, com isto o animal entende que tem uma barreira presente e que não pode ser ultraada. Caso o animal saia do limite estabelecido uma mensagem de alerta é enviada para o aplicativo que está instalado no celular, tablet ou computador, o que facilita para ter o controle de cada animal e caso for preciso ir buscar no local exato, promovendo assim segurança dos animais.
A tecnologia possibilita alterar os limites da cerca a qualquer momento, basta entrar no sistema do aplicativo por meio do dispositivo eletrônico e alterar quando quiser (Figura 3). Esta tecnologia veio para trazer segurança, praticidade ao produtor e bem-estar aos animais.
Cerca virtual e bem-estar animal
Uma pesquisa realizada na universidade de Goettingen na Alemanha mostrou que o comportamento de aprendizagem dos bovinos em um sistema de cerca convencional é o mesmo para cerca virtual. Este estudo apresentou resultados positivos com relação a cerca virtual e o bem-estar animal, uma vez que os pesquisadores não verificaram alteração comportamental e fisiológica usando o sistema de cerca virtual. Isto é, um dos requisitos para o uso da tecnologia é priorizar o conforto e bem-estar animal, sem prejudicar a nutrição, ambiente, saúde, comportamento e estado mental.
Por fim, você já conhecia ou já leu sobre o tema? A cerca virtual seria uma solução para sua propriedade? Conta pra gente!
Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.
Autores
Sara Adna Santos de Oliveira- Médica Veterinária (UPIS), Mestranda em Ciências Veterinárias (FAMEV-UFU);
Paola Perez Bóscollo- Zootecnista (FAZU-MG), Mestra em Ciências Animal e Pastagens (ESALQ-USP), Doutoranda em Ciências veterinárias (FAMEV-UFU);
André Madeira Silveira França - Médico Veterinário (FAMEV-UFU), Mestre em Ciências Veterinárias (FAMEV-UFU), Doutorando em Ciências Veterinárias (FAMEV-UFU);
Referência
HAMID, D et al. Heifers don’t care: no evidence of negative impact on animal welfare of growing heifers when using virtual fences compared to physical fences for grazing. The international journal of animal biosciences: Animal, v.16, n. 9, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.animal.2022.100614