Através do escore de fezes pode-se avaliar o quanto do alimento está sendo digerido, se a dieta está bem equilibrada em termos de fibra, proteína, gordura e carboidrato e ainda podemos perceber se a ingestão de água está sendo adequada ou não.
Escore de fezes
A seguir são apresentadas fotos de 5 escores de fezes bem como as possíveis causas de cada situação.
Escore 1
Fezes com consistência muito líquida, na prática alguns produtores chamam de consistência de "sopa de ervilha". No momento em que o animal está defecando forma-se nitidamente em sua garupa um "arco" com as fezes. Dietas com excesso de proteína, amido e mineral ou falta de fibra podem causar este tipo de fezes. De modo geral, fezes se animais com diarreia se enquadram neste escore.
Escore 2
As fezes neste caso ainda são mais líquidas que o indicado, elas podem escorrer e espalhar ao caírem no chão. Depois de caída no piso, o conteúdo de fezes dificilmente formará uma "pilha" com mais de 2,5 cm de altura. Animais em pastagens novas poderão apresentar este escore. Dietas com baixo teor de fibra ou com pouca fibra efetiva também podem ocasionar este tipo de fezes.
Escore 3
Este é o escore ideal para vacas leiteiras. As fezes possuem consistência de mingau. Ao cair no chão podem as fezes podem fazer "pilhas" de 4 a 5 cm de altura. Podem apresentar inúmeros círculos concêntricos com uma leve depressão no meio e diferentemente dos escores anteriores, respingos deste tipo de fezes irão ficar aderidos em superfícies como paredes, portões e até mesmo na ponta da sua bota.
Escore 4
Neste escore, as fezes já apresentam consistência mais sólida e espessa. As "pilhas" de fezes depositadas no chão alcançam mais de 5 cm de altura. Novilhas e vacas secas geralmente apresentam este tipo de fezes, o que indica que recebem dietas com forragem de menor qualidade e/ou falta de proteína. Melhora na qualidade das forragens, aumento na quantidade de grãos ou proteína podem reduzir este escore.
Escore 5
Estas fezes já são muito secas, neste caso são nitidamente formados bolos fecais secos. Animais que apresentam este tipo de fezes podem estar recebendo dietas com baixíssima qualidade de fibra como, por exemplo, palhadas ou alimentos desidratados e falta de ingestão de água. Animais com algum tipo de bloqueio digestivo também poderão apresentar fezes neste escore.
Fonte: D. Zaaijer, WDJKremer, JPTM Noordhuizen (2001), em J. Hulsen, Sinais de vaca. Citado em http://www.milkproduction.com/Library/Scientific-articles/Housing/Cow-comfort-12/