ucao-de-leite/leite-a2a2-quais-racas-leiteiras-tem-maior-probabilidade-de-ter-esse-genotipo-235025/" />
Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOLEITE FUTUROCONCEITOS DE MERCADO
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOAGENDA 2025
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
e sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOLEITE FUTUROCONCEITOS DE MERCADO
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOAGENDA 2025
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • e o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • e o CaféPointCaféPoint
  • e o EducaPoint EducaPoint
  • e o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • e o Milk Monitor Milk Monitor
  • e o Milki Milki
  • e o MapLeite MapLeite
Ourofino
  1. Início >
  2. Produção de leite

Leite A2A2: quais raças leiteiras tem maior probabilidade de ter esse genótipo?

Até cerca de 8 mil anos atrás, todas as vacas produziam exclusivamente leite A2 devido à ausência de mutação genética responsável pela produção de leite A1.Leia

Publicado por: Larissa de Souza Reis

Publicado em: 17/10/2023 - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 10
Ícone para curtir artigo 25

 O leite de vaca é composto por uma variedade de proteínas, sendo a caseína a mais abundante, representando cerca de 80% do conteúdo proteico do leite. Dentro das caseínas, a β-caseína assume posição de destaque, constituindo aproximadamente 37% desse total. Notavelmente, existem duas variantes principais da β-caseína: a A1 e a A2.

Do ponto de vista nutricional, tanto o leite A1 quanto o leite A2 são praticamente idênticos em termos de proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais. A distinção crucial entre as β-caseínas A1 e A2 reside na composição dos aminoácidos na posição 67, onde a A1 apresenta histidina e a A2 apresenta prolina (Xiao et al., 2022).

Essa distinção presente nos aminoácidos tem um impacto significativo na digestão das proteínas do leite. Quando a β-caseína A1 é istrada à digestão por enzimas, ela gera um peptídeo bioativo de sete aminoácidos conhecido como "Beta-Casomorfina-7" (BCM-7). Por outro lado, a digestão da β-caseína A2 resulta em uma produção vantajosa menor de BCM-7. Vacas com o genótipo A2A2, que produzem exclusivamente a β-caseína A2, liberam quatro vezes menos BCM-7 em comparação com as vacas que possuem o alelo A1.

Pesquisas científica sugere que, até cerca de 8 mil anos atrás, todas as vacas produziam exclusivamente leite A2 devido à ausência de mutação genética responsável pela produção de leite A1. Posteriormente, ocorreu uma mutação genética em bovinos que levou à produção do leite A1. Essa mutação é mais comum em raças bovinas de origem europeia, pertencentes à subespécie Taurus.

A produção de leite A2 varia entre diferentes raças bovinas

Nas raças Holandesas e Pardo-suíças, há uma probabilidade de 50% de produção de leite A2, o que significa que metade dos indivíduos dessas raças possui o gene para a produção de leite A1. A raça Jersey tem uma probabilidade maior, atingindo 75% da produção de leite A2, o que significa que a maioria dos indivíduos dessa raça possui uma genética para a produção de leite A2. A raça Guernsey, embora seja pouco comum no Brasil, é caracterizada por todos os seus indivíduos serem capazes de produzir exclusivamente leite A2.

Continua depois da publicidade A eficiência começa aqui ! Extraia o potencial oculto da ração

As raças zebuínas (subespécie Indicus), incluindo o Gir leiteiro, são predominantes na pecuária nacional, com cerca de 98% dos indivíduos dessas raças possuindo genética positiva para a produção de leite A2, pois a grande maioria dos bovinos zebuínos produz leite A2.

Também é destaque relevante o gado Sindi, originário da província de Sinde, no Paquistão, conhecido por ser uma das raças produtoras de leite com composição A2A2. Essa variante tem ganhado notoriedade crescente devido à sua menor propensão a causar alergias. O leite obtido das vacas da raça Sindi consiste exclusivamente de proteínas de β-caseína A2.

Nguyen et al. (2018) investigando os efeitos da β-caseína (β-CN ) A1A1 versus A2A2 observaram que o leite bovino contendo β-CN A2A2 apresentou diferenças significativas nas propriedades físico-químicas e micro estruturais em comparação com o leite contendo β-CN A1A1. O leite A2A2 apresentou percentual de cálcio livre significativamente maior e melhor capacidade de formação de espuma em comparação ao leite A1A1. Ambas as variantes do leite necessitavam de um tempo de fermentação semelhante para a produção de iogurte; entretanto, foi observado maior tempo de gelificação e menor módulo de armazenamento para o leite A2A2.

Assim, observamos um aumento significativo na demanda por leite A2A2. Países como a Nova Zelândia, líderes globais na exportação de leite em pó, iniciaram a produção desse tipo de leite em 2003, registrando oficialmente a marca A2 Milk e estabelecendo certificações para laticínios e fazendas dedicadas exclusivamente à sua produção.

A Austrália, outro grande player no mercado de exportação, também entrou nesse segmento. O que se destaca é que o produto não se limita mais ao público com alergia à proteína do leite, conquistando uma audiência mais ampla. Na Oceania, é possível encontrar leite e derivados A2 em diversas lojas e cafeterias, e o produto já é figura nas prateleiras de supermercados no Reino Unido e nos Estados Unidos. Com isso, o aumento na seleção genética dos animais com genotipagem A2A2.

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

 

Referências

EMBRAPA INVESTE EM BUSCA DO MELHOR LEITE PARA ALÉRGICOS. Disponível em:< https://milkpoint-br.informativomineiro.com/app/noticia/agropecuario/2017/11/27/interna_agropecuario,919754/embrapa-investe-em-busca-do-melhor-leite-para-alergicos.shtml. o em: 04/09/23.

LEITE A2A2: SAIBA POR QUE O SINDI GARANTE ESTE ALIMENTO. Disponível em:< https://milkpoint-br.informativomineiro.com/destaques/leite-a2a2-saiba-por-que-o-sindi-garante-este-alimento/.  o em:04/09/23.

NGUYEN, H.TH., SCHWENDEL, H., HARLAND, D., DIA. 2018. Differences in the yoghurt gel microstructure and physicochemical properties of bovine milk containing A1A1 and A2A2 β-casein phenotypes. Food Research International, v.112, p.217-224. https://doi.org/10.1016/j.foodres.2018.06.043.

O QUE É O LEITE A2? Disponível em:< https://www.educapoint.com.br/blog/pecuaria-leite/o-que-e-leiteA2/ o em: 04/09/23.

XIAO, S., WANG, Q., LI, C., WENJU LIU, W., ZHANG, J., FAN, Y., SU, J., WANG, H., LUO, X., ZHANG, S. 2022. Rapid identification of A1 and A2 milk based on the combination of mid-infrared spectroscopy and chemometrics. Food Control, v.134, p.108659. https://doi.org/10.1016/j.foodcont.2021.108659.

 

 
QUER AR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha o a conteúdos exclusivos gratuitamente!

CADASTRE-SE ENTRAR
Ícone para ver comentários 10
Ícone para curtir artigo 25

Material escrito por:

Larissa de Souza Reis

Larissa de Souza Reis

ar todos os materiais
Ourofino

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Eugenia
EUGENIA

QUADRA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/02/2025

Olá Larissa tudo bem?
Gostaria de dar início a esse tipo de leite, porém preciso saber quem possa me dar a informação correta de onde compra os animais e onde vender esse leite.
O resto está tudo certo pastagem e local para dar início de imediato.
Sandro Huguenin Peres
SANDRO HUGUENIN PERES

CARMO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/07/2024

Uma vaca A2A2 irá produzir bezerras A2A2 tbm ou depende do semem inseminado tbm?
Pretendo oproduzir bezerras FIV A2A2.
Larissa de Souza Reis
LARISSA DE SOUZA REIS

AURORA DO TOCANTINS - TOCANTINS - PESQUISA/ENSINO

EM 01/08/2024

Olá boa tarde!! respondendo sua pergunta: Para uma vaca A2A2 produzir uma bezerra A2A2, vai depender do cruzamento. Por exemplo um cruzamento de animais A2A2 cruzados entre si irão produzir uma linhagem de animais que produziram leite A2A2. Já um animal A2A2 com um animal A1A2, o percentual de chances não será mais 100% e sim 50% de chance de produzir leite A2A2.
Abel Laerte Packer
ABEL LAERTE PACKER

SÃO PAULO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 17/10/2023

Como se identifica se o leite é A2?
Larissa de Souza Reis
LARISSA DE SOUZA REIS

AURORA DO TOCANTINS - TOCANTINS - PESQUISA/ENSINO

EM 17/10/2023

Olá boa tarde, tem-se os testes rápidos disponíveis no mercado, que podem ser realizados na propriedade e permite analisar se o animal possui o genótipo A2 ou A1. O teste é realizado a partir de amostras de leite. A vantagem destes testes rápidos é que despensa a coleta de sangue ou pelo do animal para identificar se possui genótipo A2 ou A1. Desde já agradeço pelo comentário e interação com o conteúdo!
Fabiana Leite Couto
EM RESPOSTA A LARISSA DE SOUZA REIS FABIANA LEITE COUTO

VALENÇA - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/12/2023

Onde consigo comprar esses testes?
Poderia indicar?
KATIA APARECIDA CARVALHO MENK
EM RESPOSTA A LARISSA DE SOUZA REIS KATIA APARECIDA CARVALHO MENK

PORTO FELIZ - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 31/01/2024

olá gostaria de obter estes testes também, trabalhamos com leite A2, só que por enquanto aqui em SP só tem o laboratorial e demora 7 dias
Larissa de Souza Reis
LARISSA DE SOUZA REIS

AURORA DO TOCANTINS - TOCANTINS - PESQUISA/ENSINO

EM 15/02/2024

Se identifica pelo teste detectando a proteína A2 proveniente de animais A2A2...tem os testes rápido, permitindo identificar através de uma única gota do leite.
Larissa de Souza Reis
EM RESPOSTA A FABIANA LEITE COUTO LARISSA DE SOUZA REIS

AURORA DO TOCANTINS - TOCANTINS - PESQUISA/ENSINO

EM 15/02/2024

Tem os testes desenvolvidos pela empresa Scienco Biotech.
Larissa de Souza Reis
EM RESPOSTA A KATIA APARECIDA CARVALHO MENK LARISSA DE SOUZA REIS

AURORA DO TOCANTINS - TOCANTINS - PESQUISA/ENSINO

EM 15/02/2024

Os Testes rápidos compradas na empresa Scienco Biotech tem se mostrado satisfatório. Basta aplicar uma gota de leite no dispositivo e aguardar 20 min. Se aparecerem 2 linhas no cassete, o animal produz leite A2A2.

Mais visualizadas de Produção de leite

19/05/2025

Como a inteligência artificial está transformando a pecuária leiteira

22/05/2025

A composição do leite como chave para rentabilidade na pecuária

20/05/2025

Como criar um ambiente de trabalho próspero para o funcionário e para fazenda

06/02/2025

Cuidados com a bezerra recém-nascida: estratégias de manejo essenciais

14/05/2025

Alterar a frequência de ordenha modifica o perfil diário de ruminação?

01/06/2021

Gado Jersey: história, características e produção da raça

Medição de tanques de leite a laser
Sulperfis - Mangueiras para ordenhadeiras

Destaques de hoje

Produção leiteira entra em alerta com avanço das mudanças climáticas
Julio Cesar Pascale Palhares

Produção leiteira entra em alerta com avanço das mudanças climáticas

Leite 4.0: do pasto à vitrine
MilkPoint Capital

Leite 4.0: do pasto à vitrine

Enfrentando as variações sazonais no leite com logística inteligente
Novidades dos Parceiros

Enfrentando as variações sazonais no leite com logística inteligente

Plano Safra: CNA quer mais crédito e segurança jurídica ao produtor
Giro de Notícias

Plano Safra: CNA quer mais crédito e segurança jurídica ao produtor

A composição do leite como chave para rentabilidade na pecuária
Produção de leite

A composição do leite como chave para rentabilidade na pecuária

Cargill promove evento de alto impacto e reforça missão de tornar a produção de leite mais eficiente
Novidades dos Parceiros

Cargill promove evento de alto impacto e reforça missão de tornar a produção de leite mais eficiente

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOLEITE FUTUROCONCEITOS DE MERCADOPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOAGENDA 2025TOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?