MilkPoint apresenta o novo Radar Técnico sobre Bubalinocultura de Leite
O búfalo é considerado uma das espécies domesticáveis de maior docilidade, sendo uma excelente opção para pequenos e grandes pecuaristas. Confira o novo Radar Técnico sobre Bubalinocultura de Leite e conheça mais sobre todos os aspectos que envolvem a produção de leite e o mercado relacionado [...]
Publicado em: - 2 minutos de leitura
De acordo com informações da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB) e também de literaturas sobre o tema, a espécie bubalina foi introduzida na região Norte do Brasil no final do século XIX e importações posteriores para outras regiões permitiram que os búfalos se estabelecessem em todos os estados da Federação. Informações detalhadas a respeito da história dos búfalos no Brasil também podem ser encontradas no sita da ABCB (www.bufmilkpoint-br.informativomineiro.com).
A espécie bubalina é capaz de produzir carne, leite e tração com notáveis qualidades que a diferencia das demais espécies quanto aos produtos similares até então conhecidos. A população bubalina cresce em muitos países em função do alto valor pago pelo leite em razão de seu rendimento na indústria láctea e maior valor de seus derivados. Também a carne de búfalo é um produto diferenciado que tem procura crescente em todo o mundo sendo esta uma razão adicional para que os pecuaristas invistam nesta atividade.
Apesar de sua grande docilidade e adaptabilidade às condições naturais do Brasil para expressar o seu potencial produtivo, os búfalos domésticos (Bubalus bubalis) que vieram da Ásia eventualmente são confundidos com búfalos selvagens (Syncerus cafer cafer) que são da África e apresentam aparência semelhante aos búfalos domésticos.
No Brasil, ainda existem muitos mitos sobre os búfalos como, a dificuldade de contenção, a ordenha, a resistência a doenças, a docilidade e, principalmente, em relação ao seu manejo produtivo e reprodutivo. Contudo, sabe-se que em algumas situações a produção de leite de búfala é mais fácil que a produção de leite de vaca. Em função da alta demanda de leite de búfalos e também da sua remuneração, que em média é 50% superior ao do leite da vaca, nos últimos anos várias instituições de pesquisa e empresas privadas destinaram a atenção e recursos para desenvolver conhecimento específico para os búfalos e, como resultado disto, temos hoje a capacidade de utilizar com eficiência todas as tecnologias existentes para os bovinos também em rebanhos bubalinos.
Assim como as práticas sanitárias para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças estão bem estabelecidas, os conhecimentos em reprodução, ordenha, contenção e industrialização do leite da búfala também estão consolidados e disponíveis para todos.
Em função da grande capacidade de ganho de peso dos búfalos e da qualidade da carne destes animais, hoje existe também uma grande demanda para os bezerros machos bubalinos após a desmama, que representam uma importante fonte de renda adicional para novos investimentos dentro do sistema de produção de leite.
Eu e a Equipe MilkPoint convidamos vocês para participar deste novo Radar Técnico sobre Bubalinocultura de Leite e conhecer mais sobre todos os aspectos que envolvem a produção de leite e o mercado relacionado, assuntos que serão amplamente discutidos nos próximos artigos.
Nos encontraremos em breve!!!
Material escrito por:

Eduardo Bastianetto
Médico Veterinário Pesquisador INCT - Pecuária / EV-UFMG Presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ABCB Diretor de Relações Institucionais da Ass. Mineira de Bubalinocultores
ar todos os materiaisDeixe sua opinião!

GOIANÉSIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 07/11/2014

APUCARANA - PARANÁ - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO
EM 24/09/2014
Gostaria de saber a produção média e potencial por lactação de búfalas em sistema intensivo(pastagens de qualidade e bem manejadas, suplementação de concentrado e dieta balanceada).
Qual a idade ideal e possível de se alcançar ao primeiro parto para as búfalas?
Qual a persistência de lactação dessas fêmeas? A curva de lactação é similar a curva de lactação de Fêmeas bovinas leiteiras?
São algumas dúvidas que tenho para podermos avaliar a "real" viabilidade da produção de leite de búfala.
Obrigado, Leonardo Corso

SÃO LUÍS - MARANHÃO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 13/09/2014

RONDONÓPOLIS - MATO GROSSO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 17/06/2014

RONDONÓPOLIS - MATO GROSSO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 17/06/2014

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 11/06/2014

VIÇOSA - ALAGOAS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 09/06/2014

ITAPETININGA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 09/06/2014
Parabéns pela iniciativa e bom trabalho a todos!

PONTA GROSSA - PARANÁ - ESTUDANTE
EM 09/06/2014

NANUQUE - MINAS GERAIS
EM 09/06/2014
RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 09/06/2014
Desejo a todos os amigos aqui presente muito Sucesso .

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO
EM 09/06/2014
Trabalho com bubalinos a dez anos e me surpreendo com a capacidade produtiva, reprodutiva e a rusticidade dos búfalos, animais verdadeiramente produtivos e de baixo custo de manutenção !!
O rebanho bubalino leiteiro da Embrapa Rondônia vem apresentando índices crescentes de produtividade e sua capacidade reprodutiva é excepcional, com um bezerro/vaca/ano todos os anos que acompanho o rebanho. É importante que os produtores considerem os búfalos com uma opção viável e rentável, principalmente para a pequena propriedade com baixa adoção de tecnologia. Poucas intervenções tecnológicas, como a suplementação protéica após a ordenha, o pastejo rotacionado e o manejo da ordenha determinam aumento quantitativo e qualitativo na produção de leite. Concordo com o colega Virgílio que o potencial da bubalinocultura no Brasil é imenso, faltando apenas mais divulgação sobre a superioridade nutricional tanto do leite quanto da carne bubalina e desmitificar a situação que búfalos tem que ser criados na água.
Abraços e mais uma vez parabéns, Luciana Gatto Brito/Pesquisadora Embrapa Rondônia

SANTO AMARO - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 08/06/2014

FORTALEZA - CEARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 08/06/2014

TERESINA - PIAUÍ
EM 06/06/2014
1-o bufalo e de verdade manso
2-Da pra ser manejado junto aos bovinos
3-ganhador de penso e bom de mantença e se nota numa estiagem em comparação com bovinos.
Mas as pessoas desconhecem as qualidades da carne e leite.o que dificulta a venda dos mesmo na minha região.