A intoxicação por nitrato pode ser um problema para vacas leiteiras devido à alimentação com grandes quantidades de forragem.
Como acontece a intoxicação por nitrato e nitrito?
O nitrato dos alimentos é rapidamente convertido a nitrito (NO2) pelos microorganismos do rúmen. Este nitrito é então convertido à amônia que pode ser usada na síntese de proteína bacteriana. Todavia, se a conversão de nitratos a nitritos é mais rápida que a conversão de nitrito a amônia, a absorção de nitrito irá ocorrer.
Uma vez na corrente sanguínea, o nitrito irá competir pelos locais de fixação de oxigênio na hemoglobina. A hemoglobina ligada ao nitrito (chamada de metahemoglobina) perde a capacidade de transporte de oxigênio para dentro e dióxido de carbono para fora das células.
Sintomas da intoxicação por nitrato e nitrito:
- Mucosas pálidas
- Sangue de cor marrom achocolatado
- Respiração forçada
- Morte súbita pode ocorrer
Se houver suspeita de intoxicação, um veterinário deve ser chamado imediatamente, pois existe antídoto.
Acúmulo de nitratos nas plantas
Vários fatores podem contribuir para o acúmulo de nitratos (NO3) nas plantas. Dentre eles talvez possamos citar como mais comuns a deficiência hídrica (veranicos ou secas) e as altas dosagens de adubos nitrogenados.
As plantas precisam de menos umidade para absorver os nitratos, que aquela necessária para o máximo crescimento. Sendo assim, durante períodos de seca, as plantas podem absorver nitratos, mas não conseguem convertê-los em proteínas na mesma velocidade que o fazem durante períodos de crescimento normal.
Isto faz com que os nitratos se acumulem em certas plantas. Também chuvas ocorrentes após um certo período de seca podem causar acúmulo imediato de nitratos, por 2 a 3 dias, até que a planta retome seu ritmo de crescimento e responda convertendo os nitratos em proteínas.
A maior concentração de nitratos irá ocorrer no terço inferior da planta. No entanto, amostras para análise devem ser representativas de toda a planta (tabela 1). Várias plantas têm potencial para acumular nitrato, incluindo o milho, o trigo, a aveia, e o sorgo, entre outras.
O sorgo, por exemplo, plantado tardiamente, pode acumular nitratos na fase final de seu crescimento, quando a ocorrência de chuvas é mais escassa, e as noites mais frias e os dias mais curtos reduzem o crescimento da planta.
Tabela 1: Distribuição de Nitratos em plantas de milho
Não é recomendado o pastejo ou fornecimento na forma verde (picada no cocho), nem mesmo feno, de forragens com alto teor de nitratos. A ensilagem reduz os níveis de nitrato em 35 a 80%. Independente do método de fornecimento, uma análise quantitativa de nitratos é recomendada sempre que houver suspeita de seu acúmulo.
Silagens e fenos não devem ser amostrados para análise até pelo menos 2 semanas de sua colheita. A tabela 2 traz alguns parâmetros para o uso de alimentos com níveis conhecidos de nitrato. Uma vez que a toxidez é dependente do nível de nitrato na dieta como um todo, sua ocorrência na água também deve ser considerada (tabela 3). Observe sempre a unidade utilizada no resultado de análise para fazer uma correta interpretação do resultado. Algumas conversões podem ser feitas da seguinte forma:
Tabela 2. Recomendações gerais para o uso de alimentos com níveis conhecidos de nitrato
Tabela 3. Recomendações para uso de água com níveis conhecidos de nitrato
Como fornecer alimentos com alto teor de nitratos?
Alimentos com quantidades marginais a altas em nitratos devem ser introduzidos lentamente aos animais e sua oferta deve ser distribuída ao longo do dia ao invés de uma única refeição. Animais famintos não devem ter o a alimentos com níveis moderados a altos de nitratos – sacie primeiro a fome excessiva com alimentos baixos em nitrato.
Energia adequada, especialmente carboidratos de rápida fermentação, devem ser incluídos na dieta para facilitar o uso do nitrogênio na forma de nitrato pelas bactérias do rúmen, e níveis adequados de minerais e vitaminas, especialmente vitamina A, devem ser fornecidos.
A ensilagem de forragens com alto teor de nitrato pode resultar na produção de gases tóxicos. Durante a fermentação os nitratos serão utilizados para formar gases de coloração amarelo-alaranjada denominados óxidos nítricos que são letais se respirados. Portanto, é preciso tomar cuidado ao redor de silos recém fechados, especialmente se níveis elevados de nitrato são conhecidos na forragem.
Comentário do autor: o uso cada vez mais frequente de pastagens intensivamente adubadas pode conduzir a situações que permitam o acúmulo de nitratos. É bom ter conhecimento da possibilidade de sua ocorrência, especialmente em períodos de deficiência hídrica, pois a intoxicação pode ser letal. No entanto, sua ocorrência talvez seja mais reduzida nos tipos de forragens tropicais que utilizamos, devido à grande quantidade de material normalmente remanescente (resíduo) após o pastejo. Não é frequente nas gramíneas tropicais o pastejo muito baixo, que atingiria o terço inferior da planta, onde o acúmulo é mais significativo.
Fonte: Eastridge, M.L and Weiss, W.P., 1999. Nitrates in Dairy Rations. Ohio State University Fact Sheet.