A Fazenda MelkStad, segunda colocada no Ranking Top 100 do MilkPoint, atingiu uma marca histórica no último mês. Em 31 de maio, a produção comercializada foi de 100.240 litros em 24 horas com 2.273 vacas em lactação com média de 44,1 litros . A conquista é fruto de muito empenho e dedicação de todos os envolvidos na atividade.
Localizada em Carambeí, Campos Gerais do Paraná, a história da Fazenda MelkStad teve início em 2012, com apenas 50 vacas. Hoje, são mais de 2.300 vacas em lactação, 200 delas com uma média de produção de 56 quilos de leite/vaca/dia nos robôs Lely. A propriedade não só aumentou significativamente sua capacidade produtiva, como também manteve um padrão de qualidade e eficiência que a destaca no setor.
O empenho e a dedicação dos 150 colaboradores, alavancaram a média de produção da fazenda para 95.310 litros/dia no mês de maio de 2024, um aumento considerável em comparação aos 79.940 litros por dia registrados em maio de 2023.
Gestão
A MelkStad se destaca por sua filosofia de valorização das pessoas e confiança mútua. A gestão da fazenda é baseada nos ensinamentos do curso MDA, idealizado pelo professor Paulo Machado. Desde 2015, essas práticas norteiam a istração, promovendo uma gestão que busca trazer clareza, foco, disciplina e engajamento, além de priorizar a perpetuidade e o desenvolvimento de líderes.
A estrutura organizacional da fazenda é dividida em níveis estratégicos, táticos e operacionais. No nível estratégico, o planejamento de longo prazo envolve metas istrativas, financeiras, zootécnicas e agrícolas, acompanhadas mensalmente em reuniões de conselho. No nível tático, reuniões semanais alinham as coordenações de setores produtivos e istrativos. No nível operacional, encontros diários abordam o trabalho cotidiano, identificando problemas e discutindo resultados específicos de cada setor.
Para reduzir a rotatividade de colaboradores, o setor de gestão de pessoas da MelkStad utiliza um sistema de mapeamento de perfil para contratações assertivas e realiza avaliações quadrimestrais de competências comportamentais e operacionais. Este processo permite a evolução horizontal e vertical dos colaboradores, aumentando o valor gerado e a remuneração proporcional. Além disso, a fazenda oferece um robusto pacote de benefícios, visando a saúde e educação continuada do colaborador.
Dessa forma, os colaboradores se dedicam em ter comportamentos corretos, desenvolvem seu conhecimento e ganham oportunidades para crescer e evoluir dentro da empresa, aumentando o valor gerado e consequentemente a sua remuneração.
Para manter os colaboradores engajados e celebrar as conquistas, a MelkStad realiza eventos ao longo do ano. Em 3 de junho de 2024, a fazenda comemorou a marca de 100.000 litros vendidos em um único dia, o fechamento do mês com uma média de produção superior a 95.000 litros diários e os 10 anos de dedicação dos colaboradores Josuel e Thauyne, coordenador de produção e coordenadora de ordenha carrossel, respectivamente.
A Fazenda MelkStad demonstra um compromisso com o crescimento e a inovação. Sua gestão eficiente e focada nas pessoas serve como modelo para o setor. A fazenda segue em sua jornada, pronta para superar novos desafios e alcançar ainda mais sucesso.
As informações foram fornecidas pela Fazenda MelkStad.