A avaliação pulmonar por meio da ultrassonografia vem ganhando destaque atualmente na criação de bezerras leiteiras. Especialmente pela capacidade de diagnosticar a manifestação subclínica de doenças respiratórias nos bovinos. Essa técnica vem sendo validada e aperfeiçoada por diversos pesquisadores ao redor do mundo, que demonstram suas várias vantagens.
A doença respiratória bovina, popularmente conhecida como pneumonia, engloba diversos acometimentos pulmonares e impacta diretamente a saúde e crescimento das bezerras leiteiras. Além de reduzir o ganho de peso desses animais, estudos apontam prejuízos a longo prazo, afetando até mesmo a produção e a reprodução dessas fêmeas na primeira lactação.
Na fase de aleitamento, é comum observar animais doentes apresentando sinais como febre, apatia, descarga nasal e ocular e redução do consumo de leite. No entanto, esses sinais podem ser inespecíficos, dificultando o diagnóstico e o tratamento corretos. Diante disso, o exame pulmonar através da ultrassonografia torácica (Imagem 1) pode ser implementado a fim de diagnosticar com precisão a ocorrência de doenças respiratórias clínicas e subclínicas nas bezerras.
Imagem 1. Ultrassonografia pulmonar em bezerra leiteira
Outro ponto importante é que o exame pode ser realizado com o mesmo transdutor (probe) e aparelho de ultrassom utilizados na reprodução das vacas. Além disso, não é necessário o uso de sedativos ou a realização de tricotomia (remoção dos pelos) para a avaliação.
A contenção simples da bezerra e aplicação tópica de álcool 70° são suficientes para a varredura pulmonar com o ultrassom. Esse exame permite avaliar a presença de diversas alterações nos padrões de imagem que caracterizam doenças do sistema respiratório, como a broncopneumonia.
E, respondendo ao questionamento inicial: como incluir esta avaliação na rotina de criação das bezerras? Seria viável acompanhar os animais, especialmente durante a fase de aleitamento?
A resposta é sim. A ultrassonografia pulmonar oferece diversas vantagens, já destacadas ao longo do texto, e pode ser incorporada à rotina clínica da propriedade conforme a necessidade de cada sistema de criação.
Um médico veterinário treinado é capaz de avaliar individualmente cada bezerra de forma eficiente em menos de 10 minutos, demonstrando a praticidade dessa ferramenta. Dessa forma, a ultrassonografia pulmonar pode ser empregada em diferentes sistemas de criação de bezerras leiteiras. A implementação da técnica, a avaliação e a determinação das lesões pulmonares, bem como a escolha do tratamento, devem sempre ser conduzidas pelo Médico Veterinário responsável da fazenda.
Isso permite o tratamento adequado das bezerras, favorecendo seu crescimento e melhorando sua saúde e desempenho. Assim, esses animais poderão futuramente compor o rebanho de vacas produtoras de leite, garantindo a reposição e a produtividade da fazenda.
Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.
Referências bibliográficas
NASCIMENTO NETO, J. P. et al. Pulmonary Ultrasound in the Diagnosis of Respiratory Disease in Dairy Calves - Systematic Review / Ultrassonografia Pulmonar no Diagnóstico de Doença Respiratória em Bezerras Leiteiras- Revisão Sistemática. Brazilian Journal of Development, 7(10), 99335–99347. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38155
NASCIMENTO NETO, J. P. et al. Comparison of pulmonary ultrasound aspects of dairy calves born from a normal or dystocic parturition. Research, Society and Development, v. 11, n. 15, p. e455111537399, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37399.