Reaproveitamento dos soros lácteos na indústria de laticínios
Os soros lácteos produzidos na indústria de laticínios possuem um alto potencial poluidor e, se descartados indevidamente, podem causar um impacto ambiental.
Bióloga e professora adjunta da Univates. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS)- Univates. Atua nos mais diversos cursos de graduação ministrando disciplinas relacionadas a Microbiologia.
Os soros lácteos produzidos na indústria de laticínios possuem um alto potencial poluidor e, se descartados indevidamente, podem causar um impacto ambiental.
Microrganismos autóctones ou endógenos possibilitam a elaboração de produtos típicos com características sensoriais diferenciadas. Confira!
O soro de queijo possui propriedades biológicas e funcionais, pois além de lipídios específicos, vitaminas, minerais e lactose, é fonte de proteínas funcionais e peptídeos com perfis de aminoácidos distintos (SMITHERS, 2008). As proteínas do soro de queijo possuem alto valor biológico, devido à presença de aminoácidos essenciais, como triptofano, cisteína, leucina, isoleucina e lisina, além de fácil digestibilidade. Entre as proteínas com propriedades funcionais, destacam-se a [...]
As bactérias lácteas podem causar efeitos benéficos ao hospedeiro, mas para isso, devem resistir a alguns fatores. Confira nos resultados desse experimento!
As bactérias ácido-lácticas se caracterizam por serem micro-organismos Gram-positivos e catalase negativo. Entenda suas aplicações nos alimentos.
O soro de queijo e o permeado de soro, subprodutos lácticos, possuem propriedades para serem empregados como constituintes do agente encapsulante. Confira!