Manqueiras em vacas de leite
A manqueira em vacas leiteiras é uma das principais causas de prejuízos econômico nas fazendas, devido sua relação com bem-estar animal, consumo e produção.
l" content="/autores/antonio-ultimo-de-carvalho/" />
A manqueira em vacas leiteiras é uma das principais causas de prejuízos econômico nas fazendas, devido sua relação com bem-estar animal, consumo e produção.
O tecido córneo dos cascos necessita de umidade para manter a elasticidade. Se mantido em condições muito áridas, a parede do casco pode rachar, formando fissuras chamadas "fendas de areia".
Nas últimas décadas, os problemas relacionados às afecções dos pés dos bovinos adquiriram importância crescente, sendo, em muitos casos, um dos principais entraves econômicos ao desenvolvimento da pecuária leiteira. Atualmente, a maioria dos pesquisadores considera que as manqueiras, juntamente com as mastites e os reprodutivos, constituem as três principais causas de perdas econômicas na atividade. Os pés dos bovinos, ou mais precisamente as unhas, funcionam como uma interface entre o animal e seu ambiente. A unha é exposta internamente às influências do metabolismo animal e, ao mesmo tempo, aos agentes mecânicos, químicos e biológicos do ambiente.
O período de transição é crítico para a saúde da vaca leiteira. Apesar de a maioria delas ser capaz de responder ao desafio metabólico sem dificuldade, em média, uma de cada duas ou três vacas sofre algum problema de saúde no período de transição, principalmente nas duas primeiras semanas de lactação. Isto é resultado dos desafios em se adaptar à [...]
Medicina de Produção: Durante o período de transição, as vacas am por grandes adaptações metabólicas e fisiológicas, sendo considerado um período crítico para os animais. A crescente demanda nutricional devido à produção de leite, aliada a ingestão de alimento relativamente baixa pela vaca nessa fase, podem permitir que as concentrações séricas de alguns minerais caiam a níveis abaixo do fisiológico. Por Tiago Facury, Rodrigo Meneses, Antônio Último e Elias Facury
Medicina de Produção: Na bovinocultura leiteira, o período de transição ganhou grande destaque nos últimos tempos ao demostrar que é nessa fase que ocorre a grande maioria dos problemas metabólicos e infecciosos dentro dos rebanhos e que a saúde do animal neste período influencia fortemente a lactação que se segue. Nesta primeira parte do artigo sobre a fisiologia do período de transição, serão abordados os aspectos do metabolismo energético e os reflexos na saúde do animal. Por Tiago Facury Moreira, Antônio Ultimo de Carvalho e Elias Jorge Facury Filho.