riaemilia.vet.br" />
Maria Emilia Franco Oliveira

MARIA EMILIA FRANCO OLIVEIRA

www.mariaemilia.vet.br

Vale a pena ler de novo! Seleção de reprodutores e matrizes
10/10/2013

Vale a pena ler de novo! Seleção de reprodutores e matrizes

A seleção de animais é uma prática comum aos sistemas de produção. Emprega-se em situações como, escolha de animais para: introdução no rebanho ou para serem descartados; inscrição em sociedades de registro genealógico; participação em exposições, provas zootécnicas ou programas de reprodução e; destinados à venda. Os critérios a serem utilizados nesta avaliação podem ser vários e basear-se em dados da genealogia, conformação corporal, desempenho e teste de progênie. Em geral, a melhor opção é associar os métodos de avaliação para seleção dos animais.

Estação de Monta
15/04/2013

Estação de Monta

A estação de monta é uma estratégia de manejo verdadeiramente interessante quando se tem em vista incrementar a eficiência reprodutiva e, ainda, escalonar e intensificar a produção de cordeiros e cabritos. Refere-se ao(s) período(s) do ano em que as matrizes são submetidas à reprodução. A concentração dos acasalamentos em um curto intervalo de tempo possibilita reunir os partos e, subsequentes, operações de manejo (desmame, vermifugações, vacinações, entre outras) para épocas mais propícias. A previsão de todas as atividades de manejo permite suas pré-programações de forma mais adequada e otimização da mão-de-obra, além de facilitar o controle das etapas reprodutiva e produtivas, por meio de uma detalhada avaliação dos índices zootécnicos.

Bem-estar no manejo reprodutivo
19/02/2013

Bem-estar no manejo reprodutivo

A população mundial tem demandado por alimentos produzidos de forma saudável e com garantias de bem-estar animal. Observa-se, nos últimos anos, aumento no número de propriedade que adotam medidas nesta perspectiva, entretanto, atingem um percentual ainda muito . Isto possivelmente está associado a resistência por parte de alguns produtores e técnicos tradicionalistas, pelo desconhecimento dos benefícios que as mudanças de atitude trarão à rotina de manejo com os animais. e e tire suas dúvidas sobre esse assunto!

10/12/2012

Fotoperíodo artificial para indução da ciclicidade em pequenos ruminantes

No artigo anterior, "Influência da sazonalidade na reprodução de ovelhas e cabras", vimos que a atividade reprodutiva destes animais segue o padrão de ciclicidade a determinados períodos por influência do fotoperíodo. De acordo com a região em que os animais são criados, a eficiência reprodutiva e produtiva é comprometida pelo padrão sazonal de produção de crias e elevado intervalo entre partos, resultado de grandes períodos improdutivos. Uma das alternativas para induzir a manifestação de estro e a ovulação fora da estação reprodutiva é o fotoperíodo artificial.

19/10/2012

Influência da sazonalidade na reprodução das ovelhas e cabras

O que determina esse efeito são as variações no comprimento dos dias ao longo do ano. De acordo com a localização geográfica do sistema de criação esta mudança é mais ou menos marcante ou até ausente. Regiões com latitudes superiores a 35° tem expressiva influência do fotoperíodo sob a reprodução dos pequenos ruminantes, caracterizando os dois períodos bem definidos, anestro e ciclicidade. No Brasil, pode-se observar ao Sul uma grande influência sob as raças de ovelhas lanadas lá criadas, enquanto ao Norte e Nordeste este efeito pode ser considerado ausente.

03/09/2012

Descarte orientado

A lucratividade do sistema de produção está intimamente relacionada, entre outros fatores, a eficiência reprodutiva do rebanho, resultando na maior disponibilidade de seus produtos no mercado à um menor custo. Independentemente dos objetivos do sistema de criação, o acompanhamento da performance reprodutiva por meio de um bom gerenciamento zootécnico é indispensável. Será possível, então, identificar animais improdutivos ou menos produtivos. O descarte destes animais, com consequente, seleção dos mais produtivos resultará em inúmeras vantagens, marcando expressivos ganhos.

03/04/2012

Sincronização do estro na pecuária orgânica

A produção de alimentos saudáveis e livres de resíduos é uma demanda atual da sociedade. O consumidor deseja alimentos de qualidade, a preço justo, saudáveis do ponto de vista sanitário, isentos de resíduos químicos e biológicos (antibióticos, vermífugos, hormônios, príons, etc.) e produzidos com menor uso de insumos artificiais. Além do que existe a preocupação atual com a preservação do meio ambiente e a biodiversidade, com a geração de empregos no campo, diminuindo o êxodo rural, assim como, com o bem-estar animal.

13/01/2012

Inseminação artificial em tempo fixo

A técnica de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) contribui por apresentar vantagens, como: (1) programar os trabalhos de inseminação e de manejos, reprodutivo e produtivo para períodos específicos, de forma a otimizar a mão de obra; (2) inseminação de um grande número de fêmeas em um curto espaço de tempo; (3) incremento da eficiência da técnica de inseminação artificial (i.e. maior número de proles de (IA), acelerando o progresso genético); e (4) padronização dos lotes e planejamento das épocas de nascimento e desmame.

09/09/2011

Produção in vitro de embriões em pequenos ruminantes

A biotécnica de produção <i>in vitro</i> (PIV) de embriões tem sido descrita como revolucionária desde seu desenvolvimento. Possibilita a aceleração do ganho genético por meio da maximização do número de nascimentos a partir de fêmeas de alto valor genético e da redução do intervalo entre gerações, principalmente, quando doadoras juvenis são utilizadas. Os avanços são alcançados em programas comerciais de multiplicação genética e em apoio a outras biotécnicas, como clonagem e transgenia. e e tire as suas dúvidas sobre este assunto!

27/05/2011

Laparoscopia - uma ferramenta para as biotécnicas da reprodução em pequenos ruminantes

O termo laparoscopia origina-se do grego <i>láparo</i> (abdome) e scopia (examinar). É um procedimento semicirúrgico empregado no diagnóstico e tratamento das afecções abdominais, bem como, em apoio à reprodução assistida. A técnica proporciona diminuição de alguns inconvenientes causados pelas cirurgias convencionais, como: (i) grau de invasão; (ii) tempo de execução do procedimento; (iii) incidência de formação de aderências e de outros processos provenientes de traumatismos cirúrgicos; (iv) estresse sofrido pelos animais; (v) recuperação mais rápida; (vi) redução de custos hospitalares; entre outras vantagens. Por todos estes benefícios, a laparoscopia permite ser realizada repetidas vezes no mesmo animal, a um curso intervalo de tempo.

28/02/2011

Pseudogestação em cabras

A pseudogestação é uma alteração patológica de alta ocorrência em cabras, sendo responsável por casos de infertilidade ou subfertilidade. Esse distúrbio da reprodução tem origem hormonal observado em fêmeas não prenhez, quer tenham sido cobertas ou não. Afeta tanto fêmeas nulíparas quanto pluríparas, independentemente da idade, ordem de parto e grau de sangue. Dessa forma, torna-se difícil correlacionar quais são os fatores predisponentes. Esse fenômeno não é um fator de risco para a saúde do animal, no entanto, reduz a capacidade reprodutiva e produtiva, sendo responsável por grandes prejuízos econômicos ao sistema. O diagnóstico precoce viabiliza o tratamento, evitando quadros patológicos avançados que possam comprometer a eficiência reprodutiva futura da fêmea. Leia mais sobre esse assunto e tire suas dúvidas!

31/01/2011

Múltipla ovulação e transferência de embriões em pequenos ruminantes

A biotecnologia de múltipla ovulação e transferência de embriões (MOTE) tem contribuído para a multiplicação dos pequenos ruminantes em todo o mundo. O impacto é evidente nos programas de melhoramento genético, zootécnicos e sanitários, bem como, no resgate e conservação de raças ameaçadas de extinção e no apoio a outras biotécnicas relacionadas. A simplificação da técnica, assim como, o aumento no número de técnicos capacitados, pode acelerar ainda mais este desenvolvimento. Atualmente, a MOTE nos pequenos ruminantes é uma realidade.

25/11/2010

Sincronização do estro em ovelhas - Protocolo longo x curto

Como discutido nos artigos "Uso da PGF2&#945; na sincronização de estro em pequenos ruminantes" e "Protocolo OVSYNCH - sincronização do estro em pequenos ruminantes" o uso da prostaglandina restringe-se a fêmeas cíclicas, por apresentar ação direta no corpo lúteo. Tratamentos com progesterona ou progestágenos são ferramentas disponíveis para indução e sincronização de estro independentemente da condição ovariana da fêmea. Neste sentido, protocolos de longa ou curta duração são amplamente utilizados em pequenos ruminantes. Apresentaremos neste artigo a compilação de resultados publicados por nosso grupo sobre a eficiência de protocolos de curta ou longa duração na resposta de estro e taxas de concepção e prenhez em ovelhas Santa Inês (Oliveira et al., Reproduction in Domestic Animal, v.43, p.74, 2008).

23/08/2010

Registro Genealógico de Animais

Como destacado no artigo anterior "Seleção de Reprodutores e Matrizes", esta prática é comum aos sistemas de produção e, pode ser realizada por métodos de avaliação baseado na genealogia, conformação, desempenho e teste de progênie. Em continuação ao tema, abordaremos o registro genealógico. Esta ferramenta nada mais é do que o registro individual do animal e dos fatos relacionados a este (exemplo: cruzamentos, nascimentos, entre outros). Desta forma, agrega-se valor comercial aos animais, pois haverá o rastreamento da linha genética destes, bem como das famílias dos mesmos. Com estas informações, o criador poderá selecionar os acasalamentos a serem feitos visando o constante melhoramento genético do rebanho.

18/06/2010

A puberdade regula o início da lucratividade do rebanho

A precocidade sexual está ligada ao desempenho reprodutivo, que por sua vez, reflete na eficiência e lucratividade da pecuária. As características reprodutivas têm um impacto econômico cerca de dez vezes maior do que as características associadas ao crescimento. Fêmeas que parem mais cedo têm maior vida reprodutiva que as tardias, por produzir mais crias. Rebanhos com elevado percentual de precocidade sexual e fertilidade possuem maior disponibilidade de animais, permitindo maior intensidade de seleção, e consequentemente, progressos genéticos mais elevados e maior lucratividade.

Qual a sua dúvida hoje?