Micotoxinas em leite e produtos lácteos
As micotoxinas são metabólitos secundários produzidos por algumas espécies de fungos pertencentes aos gêneros Aspergillus, Penicillium e Fusarium. Veja!
es/ramon-da-silva-rocha/" />
Programa de Pós-Graduação em Hig. Vet. E Proc. Tec. de POA, Faculdade de Veterinária,Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Departamento de Alimentos, Rio de Janeiro, RJ
As micotoxinas são metabólitos secundários produzidos por algumas espécies de fungos pertencentes aos gêneros Aspergillus, Penicillium e Fusarium. Veja!
A microestrutura do queijo tem interferência direta no processo digestivo e na cinética de liberação de nutrientes. Veja mais sobre o assunto, e!
Na fabricação de muçarela podem ocorrer interferências em todas as etapas de processamento, desde as características da matéria-prima. Veja mais!
Muitos são os benefícios descritos acerca de uma alimentação com a presença de produtos lácteos probióticos, porém, ainda há muitos fatores a serem estudados.
A Membrana do Glóbulo de Gordura do Leite em virtude de sua rica e complexa composição promove diversos benefícios para saúde. Entenda melhor, e!
Saiba o que define se um alimento ou uma bebida pode ser considerado como produtos probióticos.
Fique por dentro sobre a definição e benefícios da utilização dos simbióticos nos produtos lácteos.
O xilitol é um adoçante natural que possui diversos benefícios que contribuem para as características do produto, seja em questões nutricionais, funcionais e sensoriais. É um edulcorante que pode ser utilizado pelas indústrias de alimentos, incluindo a de laticínios no desenvolvimento de alimentos saudáveis. Esse adoçante é aplicado em alimentos com objetivo de reduzir o consumo de açúcar, que se consumido em excesso pode levar a diversos danos à saúde.
É notável o aumento da inovação tecnológica aplicada nos queijos ao longo dos anos. Com isso, esse produto se torna cada vez mais valorizado e consumido pela população. Outras maneiras de como agregar valor e diferenciar a formulação desses produtos são estudadas cada vez mais por pesquisadores e levadas até o consumidor pelas indústrias, o que intensifica ainda mais a popularização desse derivado lácteo.
Quando se fala em água nos alimentos é necessário ter em mente dois conceitos importantes: umidade e atividade de água (Aa). Antes de compreender melhor cada um desses conceitos, é importante saber que á água é um constituinte fundamental em reações bioquímicas que ocorrem na matriz alimentícia, de tal forma que afeta diretamente a característica final do alimento.
A capacidade de crescimento das NSLAB durante a maturação se deve a sua habilidade de utilizar fontes alternativas de nutrientes. Confira, e!