O público em geral simpatiza muito com o termo lactobacilos e o associa à saúde, segurança e bem-estar. E é verdade! "Lactobacilos vivos" podem fazer muito por nós, especialmente se forem probióticos! E faz algum tempo que temos alguns destes aliados de nossa saúde disponíveis em iogurtes e leites fermentados. Que bom!
Para relembrar o conceito, probióticos são microrganismos vivos que consumidos regularmente e em quantidades adequadas promovem saúde. Quando dizemos “microrganismos” não estamos nos referindo apenas à bactérias, visto que também existem determinadas leveduras que podem também apresentar atividade probiótica. Um exemplo comum no nosso dia-a-dia é o consumo de Saccharomyces bourlardii na forma de medicamento regulador da “flora intestinal” durante períodos de diarreia. Funciona! É uma forma natural de reequilibrar a “flora” (ou microbiota) após, por exemplo, uso prolongado de antibióticos que pode resultar na desagradável diarreia, como já havia comentado. E ninguém teve ideia de fazer um leite fermentado com essa levedura? Sim. Algumas tentativas foram feitas por determinado grupos, mas as características sensoriais dos produtos deixavam a desejar. Então a istração desta foi mantida apenas na forma de medicamento.
Outra Saccharomyces conhecida nossa de longa data é a Saccharomyces cereviseae, operária indispensável para fermentação do pão, vinho e cerveja! Mas essa, até onde sabemos, apresenta apenas papel tecnológico e não funcional. Ou seja, nem toda levedura é probiótica!
A grande novidade é que deverá chegar brevemente ao mercado brasileiro um leite fermentado contendo a levedura probiótica Kluyveromyces marxianus. A cepa isolada demostrou resistência ao processo de digestão devido aos constituintes de sua parede celular. Assim sendo, a levedura é capaz de chegar ao cólon viva e ativa. Uma vantagem sobre as bactérias probióticas é justamente o fato de ser uma levedura, o que garante sua resistência contra antibióticos empregados no combate de bactérias. A quebra da lactose (fundamental para leites fermentados) também é garantida por apresentar alta produção da enzima lactase. E segundo os fabricantes, ela apresenta diversas atividades promotoras de saúde.
Você deve estar se perguntando: de onde saiu essa levedura? Será que já consumi algum produto que a contenha? Caso já tenha experimentado kefir, a resposta é sim, é de lá que nós a conhecemos.
Agora só falta saber sobre o sabor do produto, já que como eu já havia mencionado tentativas prévias de usar outra levedura probiótica para fazer leites fermentados fracassaram pela questão sensorial. Também estou curiosa! Tomara que chegue logo ao mercado nacional, já que em outros países o produto já chegou e está agradando os consumidores.
Novos probióticos no mercado de leites fermentados: agora é a vez das leveduras?
'Lactobacilos vivos' podem fazer muito por nós, especialmente se forem probióticos. E temos alguns destes aliados disponíveis em iogurtes e leites fermentados.
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha o a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Material escrito por:
Adriane Elisabete Antunes de Moraes
Docente da Faculdade de Ciências Aplicadas-FCA/UNICAMP. Graduação em Nutrição (UFPEL), Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial (FAEM/UFPEL), Doutorado em Alimentos e Nutrição (FEA/UNICAMP), Pós Doutorado no TECNOLAT/ITAL.
ar todos os materiaisDeixe sua opinião!
LIMEIRA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO
EM 23/02/2016
As últimas informações que tenho é que uma empresa que deseja comercializar produto contendo a levedura probiótica entraria com pedido de registro na ANVISA.
Outro ponto é que a própria ANVISA deverá em algum momento atualizar a legislação referente aos probióticos.
Pode ser que a lista de microrganismos probióticos deixe de existir, visto que não necessariamente todas as cepas de determinadas espécies podem ser reconhecidamente probióticas, até que se prove individualmente...
Cordialmente
Adriane

CURITIBA - PARANÁ
EM 23/02/2016
Gostaria de saber se houve alguma atualização sobre o registro dessa levedura no Brasil, pois a mesma não se encontra no rol de leveduras permitidas pela ANVISA.
Abraço
LIMEIRA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO
EM 10/02/2016
Sim, pode congelar iogurte, tanto que existe iogurte frozen. Algumas bactérias láticas sobrevivem bem ao congelamento.
Cordialmente
Adriane

VENDA NOVA DO IMIGRANTE - ESPÍRITO SANTO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 02/02/2016
ROLIM DE MOURA - RONDÔNIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 26/03/2015
LIMEIRA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO
EM 24/03/2015
Thanks for the message! I hope we can briefly find this new product in the Brazilian market!
Regards
Adriane Antunes
LIMEIRA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO
EM 24/03/2015
Agradeço pelas informações adicionais.
Espero ver o produto logo no Brasil.
Cordialmente
Adriane Antunes
EM 23/03/2015

INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA LATICÍNIOS
EM 23/03/2015
Sou Paola Lovrovich bióloga da empresa que produz a levedura Láctica Probiótico Kluyveromyces marxianus fragilis Turval B0399, somos gratos pelo seu interesse no nosso produto.
Poderia também interessar-lhe saber que já faz anos que a nossa levedura está produzindo excelentes resultados também como suplemento alimentar para os animais, muitas pesquisas são publicadas no nosso site para várias espécies de animais (vacas, porcos, cavalos, frangos, cachorros, camelos, etc.) http://www.turval.com/research
Um exemplo importante é a capacidade da nossa levedura probiótica láctica de aumentar a produção de leite de vacas, melhorando a sua qualidade. E por esta razão nós estaremos presentes também na feira VITAFOOD em São Paulo nestes dias.
Para futuros desenvolvimentos no país e para mais informações pode sempre consultar o nosso representante para o Brasil Tiziano Franco.
Estamos também felizes em informar que o nosso produto já é um sucesso nos EUA, Canadá e Europa Oriental.
Cordialmente
Paola Lovrovich
LIMEIRA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO
EM 17/03/2015
Agradeço por complementar a matéria com mais informações.
Como consumidora, apreciadora e pesquisadora estou muito interessada em conhecer o novo produto.
Sucesso nas vendas!
Cordialmente
Adriane Antunes
BEBERIBE - CEARÁ - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA LATICÍNIOS
EM 17/03/2015
Examinando com atenção o rotulo eu vi que o produtor da levedura láctea probiótica era a empresa Turval com sede perto da minha casa na Itália. Eu, com 60 anos, estou sempre interessado em produtos focados no bem estar. Fui à empresa com interesse sobre os benefícios do produto e sai de lá como representante para o Brasil. Me explicaram muitas coisas. A principal foi que nem todas as leveduras Kluyveromyces marxianus são iguais. A levedura láctea probiótica que foi adicionada no iogurte Eufyr é o Kluyveromyces marxianus fragilis Turval B0399.
Depois alguns meses este iogurte fez ganhar a Coop o prestigioso premio européio "Saúde ao Excellence Awards" conferido pela Plma de Amsterdã.
Agora os professores da UFC e UECE de Fortaleza estão cuidando da documentação exigida pela ANVISA. A previsão é que antes do final do ano se poderá encontrar no mercado brasileiro um iogurte ou leite fermentado com este probiótico. E com certeza o sucesso obtido na Europa será repetido por aqui.