A produção pecuária, seja de leite ou de corte, depende do clima e a avaliação do ambiente térmico se torna cada vez mais necessária em qualquer sistema de produção de bovinos.
Com o monitoramento bioclimático, tem-se o a informações precisas sobre as condições climáticas para tomar medidas de combate ao estresse térmico e evitar a redução do desempenho dos bovinos.
O monitoramento bioclimático é a utilização de ferramentas tecnológicas para monitorar os índices bioclimáticos como temperatura, umidade e radiação solar. Com essas informações pode-se aferir se os animais estão enfrentando uma situação de estresse térmico e partir disso, implementar medidas para reduzir o desconforto do rebanho.
Qual é o panorama no Brasil em relação à clima e criação de bovinos? Qual é a variável climática mais importante para avaliar o ambiente térmico? Quais são as perdas decorrentes do estresse térmico de bovinos? Essas e outras informações você terá na aula “Bioclimatologia na prática para a pecuária”.
O conteúdo é abordado por Jerri Teixeira Zanusso, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Zootecnia e Doutor em Sciences agronomiques. É docente na UFPEL/Faculdade de Agronomia desde 2003 e professor titular desde 2019.
O combate ao estresse térmico em bovinos, seja por altas ou baixas temperaturas pode auxiliar na redução das perdas por doenças e mortalidade e evitar diminuição da produção de leite e carne. Não perca a oportunidade de aprender com um dos principais especialistas do assunto. Garanta sua no EducaPoint e junte-se a nós nesta jornada de sucesso!
Se ainda tiver alguma dúvida, fale com a gente: thais@educapoint.com.br e o WhatsApp 19 99247-5347
O EducaPoint faz parte da rede MilkPoint Ventures, que entrega informação de qualidade desde o ano 2000.