A programação fetal em bovinos leiteiros tem sido um assunto muito discutido entre pesquisadores da área e é de grande importância para o desenvolvimento da pecuária leiteira. O tema, ainda recente nas ciências agrárias, já havia despertado o interesse por estudiosos da medicina humana após a segunda guerra mundial.
Dr. Backer e equipe, desenvolveram estudos avaliando filhos de mulheres que aram por restrição alimentar durante a guerra e perceberam que esses indivíduos desenvolveram mecanismos fisiológicos para se adaptarem à situação de subnutrição materna, mecanismos que influenciaram esses mesmos indivíduos ao longo de toda a vida.
A partir de então o assunto atraiu os olhares de pesquisadores da medicina veterinária e deu-se início a grandes descobertas acerca da nutrição animal e as consequências para a futura bezerra. Muitos fatores foram avaliados e resultados interessantes foram encontrados. Como por exemplo:
-
Impacto da subnutrição na vida reprodutiva da futura novilha;
-
Impacto do tratamento de doenças durante a gestação e a saúde da futura bezerra;
-
Impacto do ganho médio diário (GMD) na fase de cria e a produção de leite futura;
-
Impacto da nutrição durante a gestação na lactação da futura vaca;
-
Estratégias nutricionais que visam minimizar estes problemas;
-
E muitos outros resultados que correlacionam a nutrição materna e o desenvolvimento da cria.
Para saber mais sobre o tema e entender como o manejo do pré-parto influencia no sucesso da criação de bezerras e novilhas, clique aqui e fique por dentro do assunto! Trouxemos uma aula com todas as informações necessárias sobre este assunto tão discutido atualmente. Você terá o aos resultados de trabalhos científicos sobre programação fetal e entender quais são os principais pontos que interferem na vida produtiva da prole.