Tema muito debatido, a sucessão familiar, é realmente um assunto de grande importância e preocupante.
É o assunto que mais comentado por empresas, cooperativas, mídia e principalmente os políticos, mas qual desses apresentam alternativas que facilitem a sucessão e torne mais fácil o jovem permanecer na propriedade?
Todos falam na responsabilidade dos pais, e de fato eles tem parte nisso, mas para que o jovem se mantenha no campo e necessário uma vida digna, é preciso bem mais!
O primeiro ponto a ser considerado é o dom. Saber se realmente o jovem quer ficar na propriedade, se é o que ele gosta e a partir daí é preciso traçar o caminho para sua permanência. Por falar em caminho, uma das coisas necessárias e pouco discutidas é a logística, estradas boas ligando fazendas a cidade. Pode não parecer mas isso influencia na sucessão.
Outro ponto é o sinal de celular e internet de qualidade. A maioria das fazendas não tem sinal de celular, a internet que chega via rádio já é ultraada e de baixa velocidade e não a muita coisa conectada.
A segurança no campo também interfere. Ninguém quer ficar num lugar inseguro, isso inclusive impacta nas outras necessidade. Com estradas boas caso precise chamar a polícia ou ajuda, chegará rápido. A internet também, para mandar uma localização, para ter câmeras de vigilância. Então as necessidades se somam e se completam.
Eu vejo vários discursos e poucas ações efetivas para a sucessão, inclusive discurso de pessoas que estão à 50 anos em entidades, cooperativas e afins, mas como alguém que está a tanto tempo no mesmo cargo pode falar sobre este assunto se ele mesmo não permitiu ou facilitou o o de um sucessor ao seu cargo?
Os políticos agem da mesma forma, um discurso na campanha e pronto, ninguém aprova um projeto que facilite o crédito para o jovem, que agilize para que ele construa uma casa no terreno dos pais (para fazer isso hoje é uma burocracia, até mesmo para fazer a ligação da luz).
Ninguém quer esmolas para ficar no campo, e sim meios de se manter e viver da sua produção. Podemos concluir que a sucessão só interessa realmente aos pais e aos filhos, esses realmente acham uma forma de fazer dar certo, mesmo que seja difícil e mais demorado do que se tivesse mais apoio.
Seguimos na esperança de que os discurso de controle do êxodo rural saiam do papel e que sejam tomadas medidas em relação ao que foi mostrado aqui, para fomentar a permanência do jovem no campo. Enquanto isso não acontece, seguimos fazendo como podemos.
Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.