A gestão de tempo é um assunto que está em alta. Mas, como istrar um dos ativos mais valiosos de uma pessoa?
No mundo empresarial, estuda-se muito para encontrar a melhor maneira de aproveitar o tempo. Cursos, treinamentos, imersões, mentorias e horas a fio de dedicação para descobrir, dentre tantos caminhos, qual o melhor e mais eficiente.
Na atividade do leite, mesmo não tendo a tradição de focar em tais ferramentas, está na hora de começar a trabalhar em cima desse tema. Afinal, não é novidade para ninguém que o produtor de leite é mega-atarefado, exerce várias funções — muitas vezes ao mesmo tempo — e trabalha por horas a fio sem intervalo.
Como seria possível mudar isso?
A ideia de facilitar a vida das pessoas, desburocratizar processos, agilizar e aliviar o trabalho, deve estar sempre presente para que se consiga mudar algo.
Uma das coisas interessantes de se aplicar é a terceirização, muitas tarefas que roubam muito tempo e causam estresse, podem ser terceirizadas. Desta maneira, o produtor alivia suas responsabilidades e ainda ajuda outras pessoas.
Por muito tempo eu pensava que para as tarefas ficarem bem feitas, somente eu poderia realizá-las. Até que um determinado dia sofri um acidente e fiquei sete meses sem poder trabalhar. Ali aprendi que ninguém é insubstituível, e que o outro poderia fazer meu trabalho, muitas vezes melhor que eu inclusive.
Desde então, realizamos a terceirização de muita coisa na propriedade. A produção da silagem de milho é terceirizada, e melhorou muito depois disso. Além de agilizar o processo, facilitou o trabalho, reduziu o estresse e aumentou significativamente a qualidade.
Outro exemplo é a declaração de renda. Muitos falam ser fácil de fazer, é só entrar no site e preencher. Pode até ser fácil, mas ao pensar no tempo gasto para realizar essa tarefa, penso que utilizar esse intervalo realizando alguma tarefa porteira adentro, o resultado será muito melhor. Além de que um contador, que estudou para isso, certamente realizará o trabalho com maior eficiência.
Foco na atividade é um diferencial
Um dia, eu comprando uma melancia na cidade, fui abordado por um homem que me disse "mas que vergonha mora no interior e não planta uma melancia". Eu educadamente respondi que eu produzo e vendo leite, para poder comprar melancia de quem produz e vende, assim como eu compro Arroz, feijão e outros produtos que outros produtores produzem.
Tudo poderia ser produzido dentro da minha propriedade, porém, a nossa escolha foi por produzir leite. Sendo assim, precisamos focar e nos especializar na nossa atividade, sem deixar que outras coisas tirem o foco e a gente vire produtor de tudo que é coisa, e não faça nada bem feito.
Não queira abraçar o mundo, você não tem obrigação de fazer tudo, cuide do seu tempo, do seu corpo, da sua mente, e viva melhor, estando bem com você mesmo, você se tornará um produtor preparado para o sucesso.
E, falando em sucesso, utilizar as ferramentas corretas e treinar a mentalidade para ser um produtor com alta eficiência é o tema da palestra de Fabrício Nascimento, autor deste texto, no Interleite Sul. Não perca a oportunidade de estar no melhor evento e feira de negócios do leite destinado ao leite sulista.
Não poderá ir a Chapecó? Não se preocupe. Inscreva-se e participe ativamente na versão online do Interleite Sul 2023. O evento contará com transmissão online e ao vivo em plataforma exclusiva para os participantes.
Faça agora a sua inscrição com os valores do primeiro lote. Não fique de fora dessa experiência. Clique aqui para ar o site oficial do Interleite Sul 2023, conferir a programação completa e fazer a sua inscrição.