A empresa indiana de laticínios MilkyMist lançou o primeiro buttermilk probiótico de longa duração do mundo em embalagens assépticas, em parceria com a SIG e a AnaBio Technologies.
Originalmente, o buttermilk, também chamado de leitelho, era o líquido que sobrava após a fabricação da manteiga, mas hoje é produzido comercialmente por meio da fermentação do leite com culturas bacterianas que lhe conferem uma textura levemente espessa e um sabor ácido. Essa acidez faz dele um ingrediente ideal para pães, bolos e panquecas, pois ajuda a criar uma textura mais macia e leve.
Esta inovação da MilkyMist permite que probióticos sejam incorporados a bebidas de prateleira pela primeira vez, superando os desafios dos processos de alta temperatura (UHT), que antes comprometiam a viabilidade dos probióticos.
A tecnologia de encapsulamento patenteada da AnaBio protege os probióticos durante o processamento, permitindo que permaneçam estáveis sem necessidade de refrigeração. Quando consumido, o revestimento de proteína se dissolve no intestino, liberando os probióticos e proporcionando benefícios à saúde intestinal e imunológica.
Segundo o CEO da MilkyMist, K Rathnam, o produto é "inovador" e combina "saúde e conveniência", enquanto reduz o consumo de energia e o desperdício de alimentos. A SIG, que desenvolveu a embalagem asséptica, enfatiza que essa nova categoria tem longa vida útil, sem necessidade de refrigeração, aumentando o alcance do produto.
O lançamento também representa um marco importante na sustentabilidade e na inovação de produtos probióticos, com o compromisso de desenvolver o mercado de laticínios probióticos na Índia.
As informações são do FoodBev.com.