Guiado pela certeza de que as velhas respostas não respondem as novas perguntas da cadeia láctea, o MilkPoint, da MilkPoint Ventures, com o apoio do Sistema FAESC/SENAR e demais parceiros, realizou a 10ª edição do Interleite Sul, nos dias 10 e 11 de maio, em Chapecó/SC.
Em uma edição recorde, com 981 inscritos, entre técnicos, produtores e especialistas atuantes no setor, com 800 pessoas presencialmente, além dos 113 participantes na modalidade online, o Interleite Sul 2023 cravou uma certeza: há muito espaço para mexer o ponteiro do relógio e tornar o leite brasileiro mais competitivo.
Tomando como base as transformações estruturais no campo, especialmente voltadas à Região Sul, o evento evidenciou a evolução e os aspectos de crescimento do leite sulista, dentre eles os diferenciais culturais e os principais clusters de produção do país.
Ampliando o leque, o Interleite Sul 2023 ou por temas como digitalização, sustentabilidade e protagonismo do consumidor. Nesses quesitos, ficou claro que, ao mesmo tempo que existe um grande desafio, tem-se também, talvez, a maior oportunidade do setor em décadas.
Com o tradicional olhar voltado para as questões técnicas e gerenciais, o evento também discutiu a aplicabilidade das tecnologias, gestão de indicadores e pessoas, ordenha robótica, o novo NRC e sistemas de confinamento, além de trazer casos de sucesso de produtores.
Este ano, como novidade, o Interleite Sul trouxe uma programação extra, o “Pensando o Leite,” uma roda de discussões conduzida por Valter Galan, Diretor Técnico e de Novos Negócios na MilkPoint Ventures. Em uma experiência única, inédita e exclusiva, os 20 participantes do Pensando o Leite – distribuídos em 2 rodadas de 10 pessoas - discutiram a temática “Preços referência no mercado e modelos contratuais entre produtores e indústrias - para onde caminhamos?”
Consolidado como o principal encontro que discute o futuro do setor no Sul do país, o Interleite Sul 2023 marcou o reencontro dos agentes da cadeia láctea sulista, com o estreitamento e criação de conexões, bem como uma intensa troca de conhecimentos. As empresas parceiras do evento também apresentaram as melhores soluções disponíveis para o setor.
Para Marcelo P. Carvalho, CEO da MilkPoint da Ventures e idealizador do evento, “é evidente o processo de transformação pelo qual o leite a. Apesar dos desafios, o evento mostrou que tem muita coisa boa acontecendo. Muitos exemplos de sucesso estão aí, e muitas oportunidades existem. A principal mensagem é que é preciso ter uma postura de maior protagonismo. O sucesso está ao alcance de quem se disp a aprender, questionar e executar bem.”
Confira as notas de todos os blocos de palestras do evento:
- Evolução e aspectos de crescimento do leite sulista são evidenciados no 1º do Interleite Sul 2023
- O inimaginável como o caminho do futuro do leite é abordado no 2º do Interleite Sul 2023
- O consumidor em foco no 3º do Interleite Sul 2023
- 4º Interleite Sul 2023: 'ninguém é bom demais e ninguém é bom sozinho'
- Tecnologias aplicadas ao leite sob os holofotes do 5º do Interleite Sul 2023
- Verdades do leite: casos práticos de sucesso na produção