Composto por casos de sucesso e histórias inspiradoras de produtores de leite, o último do Interleite Sul 2023, realizado pelo MilkPoint, da MilkPoint Ventures, com o apoio do Sistema FAESC/SENAR, aconteceu ontem, quinta-feira,10/05. Os relatos dos palestrantes trouxeram motivação e entusiasmo para o futuro da produção.
Fernanda Krieger Bacelar, Gestora de negócios na Bacelar Agroleite, abriu o trazendo sua trajetória que começou do zero e sem nenhuma correlação com a atividade. “Sou publicitária de formação, deixei meu trabalho no Marketing para investir no leite e a Bacelar Agroleite é um exemplo de como podemos fazer funcionar através da dedicação”, contou.
Fernanda ainda enfatizou a importância do produtor de leite ser ouvido e se posicionar sobre a sua história. “Nós precisamos ser protagonistas da nossa história, não podemos deixar ninguém falar pela gente”, relatou, enfatizando a relevância de ser mulher nessa posição “Nada é mais valioso do que uma mulher estar onde ela deseja estar”, concluiu.
Na sequência, Jaqueline Paim Ceretta, Fundadora do Leite de Batom e Produtora de Leite, disparou verdades sobre a produção. “Não vou ficar dizendo que tudo é lindo para que outros produtores se prejudiquem, eu vou contar a realidade da produção de leite”, ressaltou.
Em sua palestra, Jaque Ceretta contou sobre sua história e dificuldade de ser reconhecida como produtora de leite por ser mulher. “Me lembro quando um homem me olhou de cima à baixo e disse que eu não tinha perfil para ser produtora de leite, isso me fez chorar muito, mas também me deu gás para persistir e chegar até onde estou hoje”, concluiu.
Já com uma perspectiva se transformação na produção, Eleandro Arsego - Fazenda Arsego, Xanxerê-SC e Caciano Mafioletti, CooperIdeal falaram sobre as mudanças com o tema “Produção intensiva de leite: do sistema de pastejo para o compost barn”.
O caso da Fazenda Arsego inspira e motiva. Eleandro destaca a importância de estar por dentro do que acontece em outras propriedades. “O produtor trabalha muito e não visita outras fazendas, é importante visitar outras propriedades e aprender com os outros produtores”, relatou.
Caciano também pontuou a importância de gerenciar dados antes da tomada de decisão. “Antes de se expor ao risco, gerencie sua atividade”.
Finalizando o bloco e o evento, Volmir Vilanova, Alissom Vilanova, Produtores de Leite, Formosa - SC e Cidiane Petkovicz Pozza, Técnica de Campo - Programa ATeG Senar, trouxeram a gestão como tema final.
Cidiane relatou a importância da presença de um software de gestão e da coleta dos dados. “A presença de um software ajuda na coleta de dados e na gestão da propriedade”.
O leite paga a conta? Cidiane relatou que os custos aumentam, mas quando há gestão e investimento bem aplicado, os investimentos retornam em produtividade e financeiramente. "O custo subiu 106%, mas a produção teve um aumento de 372%", conclui.
Com a presença de mais de 800 agentes do setor, além dos participantes online, o Interleite Sul 2023 acontece nos dias 10 e 11 de maio em Chapecó. Todo o conteúdo do evento ficará disponível por 30 dias! Não participou? Não fique de fora, faça agora a sua inscrição, clique aqui!