Interligação, todos os elos da cadeia do leite se relacionam, mesmo aqueles “mais distantes’’ — em pontas opostas da cadeia. Este é o caso, por exemplo, dos preços dos lácteos praticados no varejo, que influenciam nos preços praticados no campo.
Antes de entendermos essa relação é preciso “dar nome aos bois.” Quando nos referimos aos preços de venda dos derivados lácteos, normalmente abordamos duas perspectivas — os preços de venda da indústria para o varejo, e os preços de venda no varejo. Aqui a ideia é detalhar do que estamos falando quando citamos os “preços no varejo” e o motivo pelo qual o produtor deve estar atento a este valor.
Do que estamos falando quando citamos os preços no varejo?
Os preços no varejo são os preços de venda dos derivados lácteos aos consumidores finais. Chamamos “varejo” o elo responsável por comprar os derivados lácteos das indústrias e vendê-los aos consumidores finais. O varejo está muito presente na rotina de todos nós, sendo representado, na maior parte das vezes, por supermercados, hipermercados e atacarejos.
Por que o produtor deve acompanhar os preços de venda dos derivados lácteos no varejo?
As movimentações do varejo são um ótimo indicativo sobre a demanda daquele momento por parte do consumidor final. Normalmente, se o preço dos lácteos aumenta no varejo é sinal de que a demanda está aquecida – bons volumes de venda. Além disso, as movimentações de elevação nos preços praticados no varejo, também são respostas aos aumentos nos custos por parte de indústrias e/ou produtores.
No caso de redução nos valores praticados, o movimento anterior normalmente foi de dificuldade no giro de vendas aos preços anteriores – ou seja, demanda fraca por parte do consumidor final diante dos preços mais altos.
Nos momentos em que consegue rear preços ao consumidor final, o varejo tende a se dispor a pagar valores mais elevados as indústrias pelos derivados lácteos, que por sua vez tendem a possibilitar preços mais altos pelo leite do produtor.
No caso contrário, a lógica também é válida — se não consegue rear os valores mais elevados ao consumidor final, o varejo trava suas negociações com as indústrias até que consiga menores preços. Dessa forma, as indústrias acabam reando esse movimento aos produtores, diminuindo seu apetite no campo.
Sendo assim, estar atento aos preços dos lácteos no varejo é um indício dos possíveis preços praticados no campo. No Milk Monitor, um produto do MilkPoint, você encontra relatórios de indicadores de mercado e os preços dos principais derivados lácteos nos diferentes elos da cadeia.
Por meio de um aplicativo próprio, o Milk Monitor disponibiliza informações atualizadas das diversas variáveis que impactam a rentabilidade das fazendas de leite: mercado de grãos, preços internacionais de lácteos, cenário atual, projeções futuras, informações técnicas, gerenciais e muito mais.
E o melhor: o Milk Monitor direciona as ações que os produtores podem tomar nas fazendas de leite de acordo com a conjuntura do mercado. Com um preço que cabe no bolso do produtor, disponibilizamos o mercado do leite na palma da sua mão!
Ficou interessado? Quer nos conhecer melhor?
Siga nosso Instagram: @milk_monitor
Siga nosso LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/milkmonitor/
Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://bit.ly/3AJCmPo
Entre em contato conosco: 19 9 9721-4296 | monitor@agripoint.com.br
Qual assunto gostaria de ver por aqui? Ficou com alguma dúvida de como o preço no varejo influencia o preço do leite pago ao produtor? Deixe nos comentários que nós vamos te ajudar!