Desde o início de sua história, em 2012, a MelkStad adotou uma estratégia ousada: uma sociedade no agronegócio com foco em inovação e profissionalização. Diogo Vriesman, um dos sócios fundadores e diretor istrativo da empresa, conta: “Nós alugamos uma propriedade pequena, financiamos uma lavoura de milho, 50 vacas e começamos a produzir leite. No primeiro mês, nós entregamos 800 litros de média por dia.”
Hoje, a MelkStad é a segunda maior fazenda do país, segundo o Levantamento Top 100 2025 MilkPoint / ABRALEITE, contando com mais de 2.200 vacas em lactação e atingindo a marca de 100 mil litros de leite por dia.
Esse sucesso não foi fruto do acaso, mas sim de uma estratégia bem pensada. Para Diogo, o modelo societário é o futuro da produção de leite. A MelkStad é composta por cinco sócios, dois diretamente ligados às fazendas, mas todos ativos em atividades ligadas à pecuária. O empresário destaca que esse é um dos pontos cruciais para o sucesso da operação: “Não basta criar uma sociedade, é preciso ter sócios à frente da operação, integrados no dia a dia, para que ela se profissionalize cada vez mais.”
A evolução da gestão e o resultado consolidado
Nos últimos anos, a MelkStad ou por uma transformação gerencial profunda, especialmente em 2023, quando a empresa adotou um modelo de gestão mais profissional, com foco na valorização de pessoas e no fortalecimento da cultura da empresa.
Nesse processo, a MelkStad ou a distribuir mais responsabilidades e investir no treinamento de sua equipe, na mesma medida em que aumentou a remuneração de seus colaboradores com base na produtividade e nas metas alcançadas. “Quanto mais eficientes nós formos aqui, mais as pessoas serão valorizadas, treinadas, e também vamos, cada vez mais, melhorando as condições de transporte, de alimentação, de locais para descanso e, principalmente, a qualidade de vida das pessoas dentro da empresa”, afirma Diogo.
Graças a essa mudança, a empresa ou de 76 mil litros de leite mensais em janeiro de 2023 para 100 mil litros em outubro de 2024, mantendo o mesmo número de vacas. O segredo? Governança, gestão e alinhamento de valores. Como explica Diogo: “Gestão e governança foram importantes para chegarmos até aqui, mas o alinhamento da cultura e dos valores da empresa com a equipe foi essencial para trazer resultados.”
O futuro da MelkStad
A MelkStad tem uma visão clara para o futuro: transformar-se em uma gigante do agronegócio. Vriesman destaca que o setor leiteiro está ando por uma grande concentração de mercado, com 5% do leite formalmente produzido no Brasil já nas mãos dos Top 100 produtores, de acordo com o Levantamento Top 100 2025 MilkPoint / ABRALEITE.
Para a MelkStad, estar à frente dessa transformação significa atrair mais investimentos e parcerias estratégicas, além de expandir a produção e verticalizar processos. “Queremos ser a primeira escolha para qualquer grande grupo que deseje investir no setor leiteiro”, diz Diogo.
Esse modelo de sociedade integrada e gestão focada será abordado por Diogo Vriesman em sua palestra no MilkPro Summit, um evento que reúne os principais líderes do setor leiteiro para discutir as estratégias que estão moldando o futuro da indústria. Durante o evento, Diogo compartilhará insights valiosos sobre como criar sociedades de sucesso no agronegócio e como a profissionalização da gestão pode impulsionar o crescimento sustentável no setor.
Não perca a oportunidade de adquirir conhecimento, conhecer as estratégias e ter insights ao lado de um dos maiores produtores de leite do país. Clique aqui agora mesmo e inscreva-se!