Para entender como o mercado se movimenta é importante analisar os principais fatores que o influenciam: oferta e demanda.
No caso da oferta, a quantidade de leite disponível internamente é determinada pela soma da produção nacional com o excedente da balança comercial, que é definida por importações menos exportações.
Historicamente, o Brasil é um país que importa mais leite do que exporta. Isso significa que há uma maior entrada do produto no país (importações) do que saída (exportações). Quanto maior for essa entrada por meio das importações, maior será a disponibilidade nacional de leite, o que pode ter um impacto nos preços dos produtos lácteos no mercado interno.
Da mesma forma, quando ocorre o oposto e as exportações aumentam - o que indica oportunidades de venda do Brasil para o exterior - a disponibilidade interna de leite diminui e isso tende a elevar os preços dos produtos lácteos.
Segundo dados divulgados na última terça-feira (06/06/2023), pela Secretaria do Comércio Exterior (SECEX), a balança comercial de lácteos apresentou um resultado em equivalente-leite de cerca de 7 milhões de litros para exportações e 203 milhões de litros para importações.
Gráfico 1. Saldo mensal da balança comercial brasileira de lácteos – equivalente leite.
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT
Atual cenário das importações e exportações
Desde o 2º semestre do ano ado, os preços dos produtos lácteos internacionais estão competitivos frente aos preços dos produtos brasileiros, acarretando maior volume de importações. Por outro lado, as exportações, que representam uma pequena parcela da balança comercial, estão com volume inferior neste início de ano, se comparado ao mesmo período do ano ado.
Gráfico 2. Importações em equivalente-leite.
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT
Gráfico 3. Exportações em equivalente-leite.
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.
Importância de acompanhar os dados da balança comercial
Para entendermos a dinâmica da balança comercial e sua tendência para os próximos meses é necessário avaliar diversos aspectos, como: demanda global por lácteos, produção dos principais países exportadores, preços internacionais e cadeia láctea de nossos principais fornecedores - Argentina e Uruguai.
No MilkPoint Mercado, você terá o aos dados de todos esses indicadores, nacionais e internacionais.
Figura1. da Balança Comercial de Lácteos do Brasil
Além dos dados, a plataforma MilkPoint Mercado disponibiliza análises dos nossos especialistas (em vídeos, PDF e textos) acerca da tendência do mercado internacional, balança comercial brasileira e as demais variáveis que compõem o mercado.
Para saber mais sobre a plataforma MilkPoint Mercado, modelos de , sobre nossos conteúdos, ou para solicitar um período de demonstração gratuita, entre em contato conosco clicando aqui!