O Brasil é tipicamente um país importador de leite. E, cerca de 90% dos lácteos importados pelo nosso país vêm de países do Mercosul — como Argentina e Uruguai.
Adversidades climáticas em algumas localidades, em decorrência do fenômeno La Niña, diminuiu o volume de chuvas e elevou as temperaturas em algumas regiões, como o estado do Rio Grande do Sul, e países como Argentina e Uruguai. No final de 2022 e início de 2023, a Argentina alcançou uma posição de destaque como a região mais quente do mundo, com regiões enfrentando níveis de chuva abaixo da média e temperaturas acima do esperado.
Além dos desafios climáticos, a Argentina, enfrenta dificuldades relacionadas aos custos de produção e à concorrência com outras culturas, como a soja. Isso tem levado a um aumento no número de produtores abandonando a produção de leite.
Nesse contexto, em conversas com especialistas do setor lácteo argentino, há um consenso de que a produção deve diminuir entre 3% e 5% em 2023. Abaixo, podemos visualizar que os dados de produção de leite na região já sinalizam retração para este ano.
Gráfico 1. Produção de leite no Uruguai – milhões de litros.
Fonte: Inale – elaborado pelo MilkPoint Mercado.
Gráfico 2. Produção de leite na Argentina – milhões de litros.
Fonte: Magyp – elaborado pelo MilkPoint Mercado.
No entanto, diante dessa redução na produção da Argentina e do Uruguai, será que haverá escassez de leite para o envio ao Brasil?
Mesmo com oferta mais enxuta, o Brasil deverá permanecer sendo prioridade para envio de produtos lácteos pelo Mercosul, isso porque, somos o país que paga mais pelos lácteos atualmente. Entretanto, a menor disponibilidade deve limitar crescimento dos envios ao Brasil.
Ter o conhecimento da disponibilidade de leite e dos preços dos derivados lácteos no Mercosul proporcionam uma melhor análise da competitividade das importações – que impactam na disponibilidade e nos preços do leite no mercado interno.
Para trazer esse panorama aos seus s, o MilkPoint Mercado realiza uma pesquisa quinzenal, levantando os preços praticados para exportações junto a empresas de Argentina e Uruguai, mensurando ainda a competitividade das importações brasileiras frente ao mercado nacional. Além disso, a plataforma MilkPoint Mercado disponibiliza dados da produção de leite da Argentina e Uruguai e analisa os principais fatores que impactam na produção da região.
Para saber mais sobre a plataforma MilkPoint Mercado, entre em contato conosco clicando aqui!