Durante os dias 07 e 08 de novembro, a Expo Dom Pedro, em Campinas/SP, contou com a presença de mais de 400 agentes do setor lácteo na 9ª edição do Dairy Vision, fazendo jus, mais uma vez, ao título de um dos principais fóruns de discussão da cadeia láctea no país e um dos mais representativos em conteúdo, no panorama mundial.
Com objetivo de clarear o cenário, antecipar tendências, encontrar oportunidades e traçar estratégias assertivas, os dois dias de evento contaram com muita informação e networking do mais alto nível.
Mais uma vez batendo recorde de público, as perspectivas sobre o panorama nacional e internacional do setor lácteo foram tema de discussão, proporcionando insights importantes e olhares esclarecedores para o futuro. Dentro dos vários pontos levantados, Scott Briggs, Diretor istrativo na National Milk, Austrália, destacou a presença cada vez mais forte da inflação e deflação nos produtos, alertando que os países devem buscar alternativas para lidar com a volatilidade, como a operação em mercados futuros.
Com um olhar mais interno, Valter Galan, Diretor Técnico e sócio na MilkPoint Ventures, citou sobre os clusters de produção do país, identificando estes como responsáveis por 60% da produção total de leite do Brasil. A situação dos vizinhos do Mercosul, Uruguai e Argentina, também serviu de diretriz para os presentes quando os palestrantes mostraram que mesmo diante das situações adversas, os respectivos países continuam investindo e acreditando na cadeia do leite por lá.
De assuntos que permeiam a oferta e demanda, até conteúdos voltados para preferências do consumidor, a certeza é que os holofotes estão voltados à produção com sustentabilidade. Luis Fernando Laranja da Fonseca, Sócio Fundador na Guaraci Agropastoril e NoCarbon Milk, incentivou o público presente a enxergar a sustentabilidade como uma oportunidade. “Há um claro desejo dos consumidores por produtos com atributos sustentáveis, e qual marca de leite está tentando capturar essa oportunidade? ”, destacando a oportunidade de negócio existente.
Da matéria-prima para as gôndolas, as tendências de varejo foram correlacionadas à tecnologia, enfatizando a importância da inovação nesse nicho, mas destacando a assertividade. “Inove onde de fato tem que inovar (onde há resultado) e não em qualquer processo que possa ser inovado”, disse Áureo Villagra, da Goldratt, em sua palestra.
Dentre os vários assuntos debatidos durante a imersão no setor que o Dairy Vision 2023 proporcionou nestes dois dias, uma coisa ficou evidenciada: existem muitas possibilidades para os lácteos e, em todas elas, o consumidor deve ser o centro das estratégias de negócio. Durante a primeira palestra do evento, Scott já havia destacado: “devemos olhar primeiro para o que a demanda quer, depois para o que a oferta tem que fazer”.
Além do conteúdo de alto nível, temas inovadores, grandes insights e um time de palestrantes nacional e internacional de peso, a 9ª edição do Dairy Vision proporcionou um rico networking. Concomitantemente com a ampliação e fortalecimento da rede de contatos, os nossos grandes parceiros do evento também trouxeram soluções de alta performance para o setor e apresentaram ao público em seus stands.
Para Marcelo Carvalho, CEO do MilkPoint Ventures, “algumas coisas ficaram claras no evento. A primeira é que a estratégia de negócios será cada vez mais relevante para as empresas. Peguemos, por exemplo, os canais de distribuição. Há diversas opções e as empresas que entenderem onde poderão atuar com mais eficiência, terão vantagens. A segunda é que há diversas oportunidades de melhorias, usando por exemplo ferramentas de otimização de estoques e digitalização. A terceira é que surgem novas pautas na agenda, como a sustentabilidade. A quarta é os países vizinhos (Argentina e Uruguai), apesar das características próprias e, especialmente no caso Argentino, as dificuldades econômicas e institucionais, am por um processo de profissionalização que por aqui ainda não é realidade para todos. Devemos compreender melhor esse processo e olharmos mais a fundo para a nossa competitividade”.
Ao longo dos próximos meses, o MilkPoint trará matérias sobre temas relevantes que foram apresentados e discutidos no evento.
Reserve na agenda, o Dairy Vision 2024 já tem data marcada. Nos dias 05 e 06 de novembro, a Expo Dom Pedro novamente será palco dos principais protagonistas e impulsionadores do futuro do leite mundial.
Confira na íntegra o que foi abordado em cada de discussão:
- Sessão 1: Oferta e demanda: o que esperar no panorama nacional e internacional?
- Sessão 2: Estratégia de negócios aplicadas à indústria láctea
- Sessão 3: Consumo e novas fronteiras
- Sessão 4: Oportunidades e tendências para o varejo de lácteos
- Sessão 5: Oportunidades a partir da agenda ambiental
- Sessão 6: Novas ideias para o futuro