O mercado de trabalho está a cada ano que se a mais competitivo e seletivo. Estudantes recém-formados muitas vezes se sentem amedrontados na busca do primeiro emprego. O medo de errar após o término da vida acadêmica pode deixar muitos aflitos. Entretanto, existem soluções para aliviar essa sensação de desconforto e inexperiência, algo muito simples que todo estudante independente de sua área de atuação deveria fazer durante a graduação, o que chamamos de estágio.
O estágio visa orientar o aluno e prepará-lo para os desafios a serem enfrentados após a graduação. Muitas instituições possuem diversas oportunidades para o aluno estagiar e assim escolher o que melhor atende seu perfil profissional. Para estudantes de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa por exemplo, que almejam a atuação no mercado de bovinocultura leiteira, existe o Programa de Desenvolvimento/Capacitação e Especialização da Pecuária Leiteira (PDPL/PCEPL-UFV) como opção de estágio, que há quase 30 anos atua levando a tecnologia para o campo por meio de seus estagiários.
O principal objetivo do PDPL/PCEPL-UFV é justamente preparar os estudantes a enfrentarem os desafios diários da cadeia leiteira, de forma que os alunos em seus horários livres fazem visitas a propriedades rurais conveniadas e desempenham diversas atividades, além da coleta de dados e posterior interpretação para tomada de decisão. Atualmente, há 99 estudantes que fazem parte do programa, e este número tende a aumentar pois foi aberto recentemente as inscrições de futuros estagiários para o próximo semestre.
Desde a criação do PDPL/PCEPL-UFV (outubro de 1988), o programa já atendeu 150 produtores e mais de 1500 estudantes já fizeram parte dessa história. Neste ano de 2017, o programa conta com 45 propriedades assistidas que estão distribuídas nos arredores de Viçosa-MG, contemplando um total de 25 municípios.
Nossa equipe técnica é constituída por um agrônomo, dois médicos veterinários e um zootecnista que estão sempre dispostos e com novas ideias a serem sugeridas aos produtores, com o propósito de aprimorar a produção e torná-la cada vez mais eficiente. Os estagiários estão em constante treinamento, por meio de cursos e palestras extracurriculares, além de participarem de visitas técnicas em fazendas modelo, buscando sempre se atualizarem para oferecer o melhor aos produtores.
O PDPL/PCEPL não possui fins lucrativos e é mantido por empresas parceiras que contribuem para a melhoria da produtividade e qualidade do leite da região, além de estarem investindo na instrução e treinamento dos futuros profissionais, que são os estudantes participantes.
O estágio é um dos melhores caminhos para estudantes aprimorarem seus conhecimentos durante a graduação e chegarem seguros no mercado de trabalho. O que as empresas hoje em dia mais procuram são profissionais capacitados que sabem como solucionar problemas, que sejam proativos e dinâmicos. Desta forma, a vivência fora da sala de aula é fundamental para formar um profissional completo.