ente da forma, a vedação precisa ser eficiente. Por Thiago Bernardes e Rafael Amaral" />

Potencialize a vedação da sua silagem

Conservação de Forragens: As propriedades agrícolas podem estocar silagem de várias formas, utilizando os silos horizontais (trincheira ou superfície), o silo torre (que se encontra em desuso no nosso país), o silo-fardo revestido por filme plástico (bolas) e o silo bag. Independente da forma, a vedação precisa ser eficiente. Por Thiago Bernardes e Rafael Amaral

Publicado por: e

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 27
Ícone para curtir artigo 1

As propriedades agrícolas podem estocar silagem de várias formas, utilizando os silos horizontais (trincheira ou superfície), o silo torre (que se encontra em desuso no nosso país), o silo-fardo revestido por filme plástico (bolas) e o silo bag.
Continua depois da publicidade
A maioria dos pecuaristas prefere os silos horizontais, devido ao baixo custo inicial de investimento e elevadas quantidades de forragem que podem ser depositadas no abastecimento e retiradas durante o desabastecimento (etapa de fornecimento de silagem aos animais).

Contudo, silos horizontais permitem a exposição de grande parte da massa de silagem ao oxigênio atmosférico, seja durante a estocagem (fermentação) ou no desabastecimento. Em silos trincheira, as principais áreas que sofrem a influência do ar são àquelas localizadas no topo e as que estão em contato direto com a parede. A presença de ar nessas zonas causa o fenômeno da deterioração aeróbia da massa. Os principais efeitos da deterioração são: perdas de matéria seca, redução do valor nutritivo e desempenho animal e riscos à saúde dos animais e da população humana pelo consumo de produtos de origem animal contaminados com patógenos e/ou micotoxinas presentes na silagem.

Alguns estudos avaliaram a região periférica de silos trincheira e encontraram que as perdas próximas à parede chegaram ao valor de 76%, enquanto que na zona central do silo o valor máximo alcançou 15%. Desse modo, um problema ainda totalmente resolvido no manejo de silos trincheira é a conexão entre o plástico de cobertura e a massa de silagem, o que causa elevados prejuízos.

Excelentes resultados têm sido alcançados quando se coloca uma lona adicional sobre cada uma das paredes da trincheira antes de promover o abastecimento do silo. Durante o abastecimento, a massa de forragem irá garantir a sustentação do filme plástico que se encontra na parte interna do silo. A parte do filme que se encontra no lado externo deverá cobrir a massa logo após o abastecimento. Após esta etapa, uma nova lona deverá garantir a vedação final da trincheira, conforme está demonstrado na Figura 1.

Ressalta-se que os plásticos que estão localizados junto às paredes, não necessitam ser novos, ou seja, o proprietário pode aproveitar lonas usadas em anos anteriores. Somente o plástico utilizado na última etapa é que deve ser novo. Salienta-se também que esta lona deve ser presa por algum tipo de material (pneus usados; terra; sacos de areia) para garantir o sucesso da vedação.

Os resultados desta estratégia de manejo têm mostrado que a massa de silagem que se localiza na região periférica tem sido similar àquela situada na zona central do silo, o que pode ser considerado vantajoso do ponto de vista nutricional e econômico.


Figura 1. Diagrama de revestimento das paredes. Etapa 1 = Durante o abastecimento posicione o plástico sobre as paredes; Etapa 2 = Posicione a sobra da lona sobre a massa de silagem após o abastecimento; Etapa 3 = Cubra a trincheira com outro filme plástico.
 
QUER AR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha o a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 27
Ícone para curtir artigo 1

Material escrito por:

Thiago Bernardes

Thiago Bernardes

Professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - MG. www.tfbernardes.com

ar todos os materiais
Rafael Camargo do Amaral

Rafael Camargo do Amaral

Zootecnista pela Unesp/Jaboticabal. Mestre e Doutor em Ciência Animal e Pastagens pela ESALQ/USP. Gerente de Nutrição na DeLaval. www.facebook.com.br/doctorsilage

ar todos os materiais

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Norival Hermes Daumas Siqueira
NORIVAL HERMES DAUMAS SIQUEIRA

CORDEIRO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/05/2014

        Quanto  tempo o material precisa ficar acondicionado até que possa ser usado? Após a abertura  do silo a silagem pode ser ensacada ,e por quanto   ?          
Thiago Andrade
THIAGO ANDRADE

CUIABÁ - MATO GROSSO - ZOOTECNISTA

EM 05/05/2014

Bom artigo.

Vedar o fundo do silo com lona do ano anterior, tem vantagens também?



Att
Jose Aquiles de Oliveira Tosta Jr
JOSE AQUILES DE OLIVEIRA TOSTA JR

MONTE ALEGRE DE MINAS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 05/01/2014

gostaria de saber se vcs sabem informar a respeito do uso de sal branco na superficie do silo antes da cobertura para evitar perdas..att
Marcelo leandro menon
MARCELO LEANDRO MENON

IPIRANGA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/10/2013

Nos aqui no Paraná usamos lonas velhas de caminhão encima da lona plástica tem uma boa vedação e peso suficiente para que não ocorra perdas
Thiago Bernardes
THIAGO BERNARDES

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 12/09/2013

Caro Rommel, o nosso artigo descreu justamente isso, ou seja, alternativas para melhorar o processo de vedação utilizando lona plástica. Ou tem algo em específico que você gostaria de saber?



Att,



Thiago & Rafael
Rodrigo Redlich
RODRIGO REDLICH

AJURICABA - RIO GRANDE DO SUL

EM 11/09/2013

Antigamente na minha região era colocada uma lona inteira na parte inferior do silo a anos atrás, depois o custo aumentou muito e ou a ser utilizado apenas no fechamento do silo, hoje isso é inviavel por ser utilizados desensiladores para retirar a silagem mas, eu ja tinha essa ideia de colocar lona nas laterais do silo para evitar o desmoronamento de terra, agora fica comprovado que essa tecnica ajuda tambem a manter a qualidade do alimento de nossos animais!
Rommel Jacintho Da Silva
ROMMEL JACINTHO DA SILVA

QUIRINÓPOLIS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/09/2013

Gostei da opinião de colocar sacos plásticos e lona plástica para ajudar na qualidade do silo.
Dagoberto César de Mesquita Costa
DAGOBERTO CÉSAR DE MESQUITA COSTA

SALGUEIRO - PERNAMBUCO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/09/2013

Solicitamos informações onde possamos encontrar saco plástico resistente para enchimento de silagem. Assisti no canal rural uma demonstração de enfardamento de silagem com uma prensa hidráulica, onde a forma feita com chapa de ferro e nela colaca-se o saco ( verde) e depois a forragem triturada e logo em seguida a prensagem e depois o armazenamento, em galpão, ótima demonstração onde todo o ar é retirado e o volume de fácil manejo.
Leandro de Freitas Ferreira
LEANDRO DE FREITAS FERREIRA

CAMPINA VERDE - MINAS GERAIS

EM 09/09/2013

Muito bom!
washington de sousa fragoso
WASHINGTON DE SOUSA FRAGOSO

BARREIRINHAS - MARANHÃO - PRODUÇÃO DE CAPRINOS DE CORTE

EM 07/09/2013

Otima a informação a respeito da vedação.Gostaria de saber tambem sobre o uso do inoculante.Obrigado e boa noite.
Wanderley PEreira
WANDERLEY PEREIRA

GARANHUNS - PERNAMBUCO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 07/09/2013

Interessante que, se aplicado ao silo de varas, o aproveitamento será excelente; agora o que nos falta é "jogo de cintura" para quebrar os paradigmas existentes em torno das técnicas milenares.
Gualter Luiz Baldi
GUALTER LUIZ BALDI

NOVA PETROLÂNDIA - PERNAMBUCO - OVINOS/CAPRINOS

EM 07/09/2013

Muito bom. São artigos com esta qualidade de informação que solucionam a maioria dos problemas que enfrentamos no dia a dia do campo.

Agradecemos à FarmPoint e aos autores Thiago e Rafael.

Cabanha Santa Clara - Petrolândia-PE.
Jaime de Oliveira Filho
JAIME DE OLIVEIRA FILHO

ANGATUBA - SÃO PAULO - OVINOS/CAPRINOS

EM 06/09/2013

tive uma informação certa vez a respeito de lona que a parte branca deve ser de material virgem e não reciclado,pois esta 1ª  é mais resistentes.
Oswaldo Ferreira Filho
OSWALDO FERREIRA FILHO

PATOS DE MINAS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 06/09/2013

Boa iniciativa, reduzir custos é sempre salutar
Thiago Bernardes
THIAGO BERNARDES

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 06/09/2013

Dagoberto, continue comprando a lona que tem 200 micras de espessura, mas coloque sobre ela algum material que possa protegê-la do sol, como terra, areia, telhas, folhas etc.

Ocorre que a lona deve ser tratada na indústria com um aditivo contra os raios ultra violeta, mas na maioria das vezes isso não ocorre ou eles não adicionam a quantidade correta porque o aditivo tem alto custo. Infelizmente, quem paga por isto tudo é o produtor....



Att,



Thiago & Rafael
gilberto cardosojauris
GILBERTO CARDOSOJAURIS

SANTA MARIA - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 06/09/2013

Vocês tem razão, já utilizei este artifício em silos de superfície com paredes de madeira e observei que deu muito certo, embora não tenha estimado perdas.



Att,
Dagoberto César de Mesquita Costa
DAGOBERTO CÉSAR DE MESQUITA COSTA

SALGUEIRO - PERNAMBUCO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 06/09/2013

Solicito informações sobre a espessura ( micras) de filmes adequados para vedação,pois o que tem nesta região é o dupla face de 200 micras e a perfuração com facilidade.

Thiago Bernardes
THIAGO BERNARDES

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 06/09/2013

Caros Sandro e Lourival, agradecemos pelas palavras de incentivo. Continuem contando conosco.



Att,



Thiago & Rafael
Lourival Araujo de Sousa
LOURIVAL ARAUJO DE SOUSA

SALVADOR - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAPRINOS DE CORTE

EM 06/09/2013

Detalhes simples, que em muito nos ajudam.

É bom contar com vocês.
Sandro M. Zatta
SANDRO M. ZATTA

RENASCENÇA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/09/2013

muito bom !
Qual a sua dúvida hoje?

Potencialize a vedação da sua silagem

Conservação de Forragens: As propriedades agrícolas podem estocar silagem de várias formas, utilizando os silos horizontais (trincheira ou superfície), o silo torre (que se encontra em desuso no nosso país), o silo-fardo revestido por filme plástico (bolas) e o silo bag. Independente da forma, a vedação precisa ser eficiente. Por Thiago Bernardes e Rafael Amaral

Publicado por: e

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 27
Ícone para curtir artigo 1

As propriedades agrícolas podem estocar silagem de várias formas, utilizando os silos horizontais (trincheira ou superfície), o silo torre (que se encontra em desuso no nosso país), o silo-fardo revestido por filme plástico (bolas) e o silo bag.
Continua depois da publicidade
A maioria dos pecuaristas prefere os silos horizontais, devido ao baixo custo inicial de investimento e elevadas quantidades de forragem que podem ser depositadas no abastecimento e retiradas durante o desabastecimento (etapa de fornecimento de silagem aos animais).

Contudo, silos horizontais permitem a exposição de grande parte da massa de silagem ao oxigênio atmosférico, seja durante a estocagem (fermentação) ou no desabastecimento. Em silos trincheira, as principais áreas que sofrem a influência do ar são àquelas localizadas no topo e as que estão em contato direto com a parede. A presença de ar nessas zonas causa o fenômeno da deterioração aeróbia da massa. Os principais efeitos da deterioração são: perdas de matéria seca, redução do valor nutritivo e desempenho animal e riscos à saúde dos animais e da população humana pelo consumo de produtos de origem animal contaminados com patógenos e/ou micotoxinas presentes na silagem.

Alguns estudos avaliaram a região periférica de silos trincheira e encontraram que as perdas próximas à parede chegaram ao valor de 76%, enquanto que na zona central do silo o valor máximo alcançou 15%. Desse modo, um problema ainda totalmente resolvido no manejo de silos trincheira é a conexão entre o plástico de cobertura e a massa de silagem, o que causa elevados prejuízos.

Excelentes resultados têm sido alcançados quando se coloca uma lona adicional sobre cada uma das paredes da trincheira antes de promover o abastecimento do silo. Durante o abastecimento, a massa de forragem irá garantir a sustentação do filme plástico que se encontra na parte interna do silo. A parte do filme que se encontra no lado externo deverá cobrir a massa logo após o abastecimento. Após esta etapa, uma nova lona deverá garantir a vedação final da trincheira, conforme está demonstrado na Figura 1.

Ressalta-se que os plásticos que estão localizados junto às paredes, não necessitam ser novos, ou seja, o proprietário pode aproveitar lonas usadas em anos anteriores. Somente o plástico utilizado na última etapa é que deve ser novo. Salienta-se também que esta lona deve ser presa por algum tipo de material (pneus usados; terra; sacos de areia) para garantir o sucesso da vedação.

Os resultados desta estratégia de manejo têm mostrado que a massa de silagem que se localiza na região periférica tem sido similar àquela situada na zona central do silo, o que pode ser considerado vantajoso do ponto de vista nutricional e econômico.


Figura 1. Diagrama de revestimento das paredes. Etapa 1 = Durante o abastecimento posicione o plástico sobre as paredes; Etapa 2 = Posicione a sobra da lona sobre a massa de silagem após o abastecimento; Etapa 3 = Cubra a trincheira com outro filme plástico.
 
QUER AR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha o a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 27
Ícone para curtir artigo 1

Material escrito por:

Thiago Bernardes

Thiago Bernardes

Professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - MG. www.tfbernardes.com

ar todos os materiais
Rafael Camargo do Amaral

Rafael Camargo do Amaral

Zootecnista pela Unesp/Jaboticabal. Mestre e Doutor em Ciência Animal e Pastagens pela ESALQ/USP. Gerente de Nutrição na DeLaval. www.facebook.com.br/doctorsilage

ar todos os materiais

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Norival Hermes Daumas Siqueira
NORIVAL HERMES DAUMAS SIQUEIRA

CORDEIRO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/05/2014

        Quanto  tempo o material precisa ficar acondicionado até que possa ser usado? Após a abertura  do silo a silagem pode ser ensacada ,e por quanto   ?          
Thiago Andrade
THIAGO ANDRADE

CUIABÁ - MATO GROSSO - ZOOTECNISTA

EM 05/05/2014

Bom artigo.

Vedar o fundo do silo com lona do ano anterior, tem vantagens também?



Att
Jose Aquiles de Oliveira Tosta Jr
JOSE AQUILES DE OLIVEIRA TOSTA JR

MONTE ALEGRE DE MINAS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 05/01/2014

gostaria de saber se vcs sabem informar a respeito do uso de sal branco na superficie do silo antes da cobertura para evitar perdas..att
Marcelo leandro menon
MARCELO LEANDRO MENON

IPIRANGA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/10/2013

Nos aqui no Paraná usamos lonas velhas de caminhão encima da lona plástica tem uma boa vedação e peso suficiente para que não ocorra perdas
Thiago Bernardes
THIAGO BERNARDES

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 12/09/2013

Caro Rommel, o nosso artigo descreu justamente isso, ou seja, alternativas para melhorar o processo de vedação utilizando lona plástica. Ou tem algo em específico que você gostaria de saber?



Att,



Thiago & Rafael
Rodrigo Redlich
RODRIGO REDLICH

AJURICABA - RIO GRANDE DO SUL

EM 11/09/2013

Antigamente na minha região era colocada uma lona inteira na parte inferior do silo a anos atrás, depois o custo aumentou muito e ou a ser utilizado apenas no fechamento do silo, hoje isso é inviavel por ser utilizados desensiladores para retirar a silagem mas, eu ja tinha essa ideia de colocar lona nas laterais do silo para evitar o desmoronamento de terra, agora fica comprovado que essa tecnica ajuda tambem a manter a qualidade do alimento de nossos animais!
Rommel Jacintho Da Silva
ROMMEL JACINTHO DA SILVA

QUIRINÓPOLIS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/09/2013

Gostei da opinião de colocar sacos plásticos e lona plástica para ajudar na qualidade do silo.
Dagoberto César de Mesquita Costa
DAGOBERTO CÉSAR DE MESQUITA COSTA

SALGUEIRO - PERNAMBUCO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/09/2013

Solicitamos informações onde possamos encontrar saco plástico resistente para enchimento de silagem. Assisti no canal rural uma demonstração de enfardamento de silagem com uma prensa hidráulica, onde a forma feita com chapa de ferro e nela colaca-se o saco ( verde) e depois a forragem triturada e logo em seguida a prensagem e depois o armazenamento, em galpão, ótima demonstração onde todo o ar é retirado e o volume de fácil manejo.
Leandro de Freitas Ferreira
LEANDRO DE FREITAS FERREIRA

CAMPINA VERDE - MINAS GERAIS

EM 09/09/2013

Muito bom!
washington de sousa fragoso
WASHINGTON DE SOUSA FRAGOSO

BARREIRINHAS - MARANHÃO - PRODUÇÃO DE CAPRINOS DE CORTE

EM 07/09/2013

Otima a informação a respeito da vedação.Gostaria de saber tambem sobre o uso do inoculante.Obrigado e boa noite.
Wanderley PEreira
WANDERLEY PEREIRA

GARANHUNS - PERNAMBUCO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 07/09/2013

Interessante que, se aplicado ao silo de varas, o aproveitamento será excelente; agora o que nos falta é "jogo de cintura" para quebrar os paradigmas existentes em torno das técnicas milenares.
Gualter Luiz Baldi
GUALTER LUIZ BALDI

NOVA PETROLÂNDIA - PERNAMBUCO - OVINOS/CAPRINOS

EM 07/09/2013

Muito bom. São artigos com esta qualidade de informação que solucionam a maioria dos problemas que enfrentamos no dia a dia do campo.

Agradecemos à FarmPoint e aos autores Thiago e Rafael.

Cabanha Santa Clara - Petrolândia-PE.
Jaime de Oliveira Filho
JAIME DE OLIVEIRA FILHO

ANGATUBA - SÃO PAULO - OVINOS/CAPRINOS

EM 06/09/2013

tive uma informação certa vez a respeito de lona que a parte branca deve ser de material virgem e não reciclado,pois esta 1ª  é mais resistentes.
Oswaldo Ferreira Filho
OSWALDO FERREIRA FILHO

PATOS DE MINAS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 06/09/2013

Boa iniciativa, reduzir custos é sempre salutar
Thiago Bernardes
THIAGO BERNARDES

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 06/09/2013

Dagoberto, continue comprando a lona que tem 200 micras de espessura, mas coloque sobre ela algum material que possa protegê-la do sol, como terra, areia, telhas, folhas etc.

Ocorre que a lona deve ser tratada na indústria com um aditivo contra os raios ultra violeta, mas na maioria das vezes isso não ocorre ou eles não adicionam a quantidade correta porque o aditivo tem alto custo. Infelizmente, quem paga por isto tudo é o produtor....



Att,



Thiago & Rafael
gilberto cardosojauris
GILBERTO CARDOSOJAURIS

SANTA MARIA - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 06/09/2013

Vocês tem razão, já utilizei este artifício em silos de superfície com paredes de madeira e observei que deu muito certo, embora não tenha estimado perdas.



Att,
Dagoberto César de Mesquita Costa
DAGOBERTO CÉSAR DE MESQUITA COSTA

SALGUEIRO - PERNAMBUCO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 06/09/2013

Solicito informações sobre a espessura ( micras) de filmes adequados para vedação,pois o que tem nesta região é o dupla face de 200 micras e a perfuração com facilidade.

Thiago Bernardes
THIAGO BERNARDES

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 06/09/2013

Caros Sandro e Lourival, agradecemos pelas palavras de incentivo. Continuem contando conosco.



Att,



Thiago & Rafael
Lourival Araujo de Sousa
LOURIVAL ARAUJO DE SOUSA

SALVADOR - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAPRINOS DE CORTE

EM 06/09/2013

Detalhes simples, que em muito nos ajudam.

É bom contar com vocês.
Sandro M. Zatta
SANDRO M. ZATTA

RENASCENÇA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/09/2013

muito bom !
Qual a sua dúvida hoje?