A Tesco previu que o kefir se tornará uma das principais tendências alimentares de 2020, depois que as vendas dispararam dramaticamente no ano ado. A varejista britânica disse que a demanda por kefir - uma bebida semelhante a iogurte que contém bactérias amigáveis ??ao intestino - aumentou 400% nos últimos 18 meses.
O kefir é um produto secular produzido com leite e culturas vivas com alto teor de proteínas e cálcio. "Os compradores estão realmente se atentando mais à saúde intestinal e a demanda por kefir agora é tão forte que nos últimos anos quase dobramos nossa gama de produtos e temos planos de adicionar mais este ano", disse Vicky Smith, comprador de bebidas lácteas da Tesco. “Sua popularidade vem crescendo, principalmente de boca em boca, mensalmente. Diante disso, agora oferecemos sete bebidas diferentes e quatro variantes de iogurte. A versão natural original tem um sabor levemente azedo, mas maravilhosamente cremoso. No ano ado, para aumentar sua popularidade, adicionamos sabores de cereja, morango, manga e açafrão.”
A Tesco disse que, quando a demanda decolou na última década, ela trouxe seu primeiro produtor de kefir no Reino Unido, a Biotiful Dairy, e variou as bebidas no corredor de laticínios. A ex-patinadora Natasha Bowes fundou a Biotiful Dairy em 2012 a fim de apresentar o kefir ao mercado britânico cada vez mais preocupado com a saúde. "Eu cresci na Rússia, onde o kefir é um modo de vida e é raro alguém ter problemas com o intestino", disse ela. "Quando os negócios me trouxeram para a Irlanda e depois para a Inglaterra há mais de 20 anos, achei difícil encontrar o kefir, mas tive a ideia de criar minha própria empresa.”
No ano ado, a Biotiful Dairy lançou um kefir com sabor de morango e três potes de quark para comer de colher com compota de frutas.
As informações são do FoodBev.com, traduzidas pela Equipe MilkPoint.