Tom Wall, também conhecido como The Dairy Coach (algo como o "treinador de fazendas leiteiras", em uma tradução livre), recentemente se juntou a Chip Flory, apresentador do AgriTalk na World Dairy Expo em Madison, Wisconsin, para compartilhar suas valiosas dicas sobre como fazer a gestão de pessoas em uma fazenda leiteira de maneira eficiente. Com impressionantes 24 anos de experiência, Wall tem ajudado fazendas leiteiras a otimizar seus planos de gestão de funcionários.
“Tudo se resume a engajar os funcionários para que eles permaneçam por mais tempo”, afirma ele. Wall enfatiza que a chave está no desenvolvimento de habilidades interpessoais por parte dos proprietários e gerentes. “Tudo se resume a comunicação, conexão e clareza,” observa ele.
Expectativas claras: a base de uma gestão bem-sucedida
"Isso começa com o estabelecimento de expectativas claras, para que todos saibam o que fazer, uma vez que eles entendem suas funções, todos estão alinhados e podemos, de fato, obter resultados.", explica Wall.
O especialista destaca que os proprietários muitas vezes precisam ser treinados para deixar as emoções de lado, ressaltando: "O fato é que muitos não entraram na produção de leite para ser gestores de funcionários ou chefes. Eles entraram por amor ao gado, tratores e todas as coisas com as quais se comprometeram."
Wall garante que a gestão de funcionários é uma habilidade que pode ser aprendida.
“Quanto mais praticamos, melhor ficamos. Quanto mais cometemos erros, mais aprendemos. Todo dia é uma nova oportunidade de aprendizado,” disse ele.
Superando o obstáculo da clareza
Segundo Wall, o maior obstáculo na gestão de pessoas é a clareza. Ele aponta: “Temos sistemas para tudo, seja reprodução ou saúde do rebanho. Temos sistemas para literalmente tudo.” Wall continua, lamentando que “com os funcionários, simplesmente improvisamos. Contratamos pessoas sem um plano, começamos com elas sem um plano e as conduzimos durante todo o período de emprego sem um plano. O fato de não termos sistemas para um dos trabalhos mais difíceis da fazenda é o maior desafio.”
Implementando sistemas para gestão de funcionários
A mensagem de Wall é clara: as fazendas leiteiras precisam de sistemas estruturados para gerenciar funcionários, assim como têm para outras operações da fazenda. Desenvolver esses sistemas envolve comunicação clara, expectativas definidas e aprendizado e melhoria contínuos.
Wall enfatizou que a gestão eficiente de funcionários nas fazendas leiteiras é ao mesmo tempo crucial e alcançável. Ao desenvolver expectativas claras, abraçar o papel de gestor e superar o obstáculo da clareza com sistemas bem definidos, os proprietários e gerentes de fazendas leiteiras podem garantir que seus funcionários estejam engajados e sejam eficazes, resultando em uma melhor produtividade geral da fazenda.
As informações são do Dairy Herd Management, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.