O Dia Mundial do Leite é comemorado em 1º de junho, porém, este ano, a data foi antecipada. O evento de celebração ocorreu na manhã desta quinta-feira (22), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, sede do governo estadual.
Como acontece todos os anos, o Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado de Goiás e vários parceiros promovem a doação de leite e derivados à Organização das Voluntárias de Goiás - OVG, que rea para dezenas de entidades carentes na capital e interior e que cuidam de pessoas necessitadas tanto crianças quanto adultas. Desde 2006, mais de 900 mil litros de leite e derivados já foram doados à OVG.
A ação de 2025 dá continuidade a uma trajetória solidária, com arrecadações realizadas por meio da mobilização interna de indústrias, produtores rurais e cooperativas.
Foto: Edmar Wellington.
O presidente do Sindileite-GO, empresário Jair José Antônio Borges, ressaltou a relevância do leite como um alimento ível e essencial à população brasileira. “O leite e seus derivados são os alimentos mais eficientes e democráticos do mundo, porque estão à disposição de todas as camadas sociais da população”, destacou.
Jair também comentou sobre a atual posição de Goiás na produção nacional de leite. O estado, que já foi o segundo maior produtor de leite do País, ocupa a quinta colocação. No entanto, segundo o presidente do Sindileite-GO, todos os elos da cadeia – produtores, transportadores, indústrias, comércio atacadistas e varejistas - estão empenhados em melhorar a performance goiana no setor. Atualmente o leite está presente nos 246 municípios do estado, gera cerca de 220 mil empregos diretos e indiretos e representa aproximadamente 11% do PIB goiano.
O evento contou com a presença de autoridades como o Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, o vice-governador, Daniel Vilela, o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, José Mário Schreiner, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, André Rocha, o Diretor Superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, e o presidente do Sindileite-GO, Jair José Antônio Borges, entre outros representantes do poder público e da iniciativa privada.
Lançamento do Interleite Brasil
O Superintende do Sebrae-Goiás, Antônio Carlos Souza Lima Neto, durante seu discurso, oficializou o lançamento da 31ª Edição do Interleite Brasil e relembrou que esta será a 4ª edição consecutiva do evento em Goiânia, que será realizado entre os dias 20 e 21 de agosto próximo.
Durante o lançamento, também estava presente Marcelo Pereira de Carvalho, fundador e CEO da MilkPoint Ventures — empresa responsável pela realização do Interleite Brasil —, que destacou a importância da união de esforços para o fortalecimento do setor.
“É muito importante contar com o apoio das entidades ligadas ao setor lácteo de Goiás e do governo estadual. Isso amplia a abrangência e a representatividade do evento, que busca valorizar uma atividade em constante transformação. Apesar dos desafios, há grandes oportunidades para o setor lácteo. Neste ano, o Interleite volta os olhos especialmente para os médios e pequenos produtores, que são fundamentais para o futuro do leite no Brasil”, afirmou Marcelo.
Ronaldo Caiado, Governador de Goiás e Marcelo Carvalho, CEO da MilkPoint Ventures. Foto: Edmar Wellington.
A união entre o lançamento do Interleite e a comemoração do Dia Mundial do Leite evidencia a força do setor lácteo em Goiás e reforça o papel estratégico do estado na produção nacional. Com foco na construção de um futuro mais justo, tecnológico e rentável para todos os elos da cadeia, o Interleite Brasil 2025 promete, mais uma vez, ser agente transformador na história da pecuária leiteira brasileira.
Para mais informações e inscrições no Interleite Brasil 2025, e o site oficial do evento.
Fontes: Imprensa Sindileite-Goiás, Sebrae, OVG Goiás. Fotos: Edmar Wellington