A Nestlé lançou na China um novo leite em pó que contém extrato de folha de amoreira, triptofano, vitamina B e minerais para apoiar a qualidade do sono em adultos.
Conhecido como Yiyang Wanning, o leite em pó contém cinco nutrientes principais, incluindo triptofano proveniente de concentrado de proteína de soro de leite, extrato de folha de amoreira, magnésio, zinco e é rico em proteínas. Seu público-alvo são os consumidores de 40 a 60 anos.
O Yiyang Wanning da Nestlé é um leite em pó formulado com extrato de folha de amoreira e triptofano para ajudar no sono. ©Nestlé
Considerada uma mistura patenteada clinicamente estudada, os dados de primeira linha mostraram que a suplementação do produto reduziu significativamente o tempo para adormecer em cerca de 15% no grupo de intervenção em comparação com o grupo de controle. Essas descobertas se basearam em dados medidos e relatados pelos próprios participantes.
Um total de 43 adultos foi incluído no estudo, realizado em Singapura. As fases de intervenção duraram 14 dias.
Durante o estudo, o grupo de intervenção tomou a bebida de mistura em pó contendo 0,75 g de extrato de folha de amoreira e 120 mg de triptofano no jantar, cerca de quatro horas antes de dormir.
As medidas de autorrelato do sono e do humor mostraram que o grupo de intervenção se sentiu significativamente menos sonolento e mais desperto na manhã seguinte.
Os resultados mostraram que o início do sono, a qualidade e o desempenho cognitivo no dia seguinte podem ser melhorados por uma intervenção nutricional suplementar diária na hora do jantar, disseram os pesquisadores da Nestlé Research na Suíça e do Centro do Sono da Universidade Nacional de Singapura.
No entanto, o estudo não mostrou um efeito significativo sobre a eficiência do sono - que foi um dos principais resultados do estudo, juntamente com a latência do início do sono, ou o tempo para adormecer.
Ainda assim, os pesquisadores acrescentaram que a suplementação "pode representar uma estratégia conveniente para apoiar a melhoria do sono, do humor e dos benefícios cognitivos em populações adultas".
Os resultados clínicos da mistura foram revelados pela primeira vez no 14º Congresso Asiático de Nutrição, realizado em setembro ado, e espera-se que os resultados finais sejam publicados em breve.
Formulação
O Yiyang Wanning é formulado com uma mistura que utiliza triptofano, vitamina B, magnésio, zinco e nutrientes que facilitam naturalmente a secreção de melatonina pelo corpo.
O extrato de folha de amoreira, por outro lado, pode reduzir o aumento de açúcar no sangue após as refeições e a variação glicêmica durante a noite, melhorando, por sua vez, a qualidade do sono.
Nestlé Yiyang Wanning ©Nestlé
"Combinar o profundo conhecimento científico sobre a saúde metabólica e cerebral da Nestlé Research com nossa experiência no desenvolvimento de produtos nos permite adotar uma abordagem pioneira para melhorar a qualidade do sono por meio da nutrição", disse Isabelle Bureau-Franz, diretora de P&D da categoria Nutrition.
"Ao aproveitar a tecnologia digital e os dispositivos vestíveis, conseguimos medir e avaliar com sucesso os níveis de glicose e a qualidade do sono dos participantes no conforto de suas próprias casas.
"Essa abordagem inovadora nos permitiu reunir dados confiáveis sobre a eficácia de nossa solução nutricional na melhoria da qualidade do sono e do humor no dia seguinte", acrescentou Eline van der Beek, diretora do Instituto de Ciências da Saúde da Nestlé.
Além da China, a mistura também foi testada por um período limitado na Europa e no Sudeste Asiático em um formato de suco de frutas com a marca Nestlé Goodnes.
Healthy China 2030
Melhorar a qualidade do sono e aumentar a duração do sono são algumas das principais prioridades da Healthy China 2030, destacou a Nestlé China.
A prevalência de insônia entre os adultos chineses é de 38,2%, disse a empresa, citando dados de um relatório de 2022 e 2023 que estudou a qualidade do sono entre a população da China.
Além da insônia, outros distúrbios do sono incluem sono leve, sensação de fadiga ou grogue após acordar e cansaço durante o dia.
Os distúrbios do sono de longo prazo podem reduzir o estado de alerta mental e a memória, fazendo com que a pessoa se sinta facilmente irritada, além de diminuir a imunidade do corpo e aumentar o risco de desenvolver doenças crônicas.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.