A cooperativa de laticínios, Dale Farm, sediada em Belfast, na Irlanda do Norte, está buscando melhorar a sustentabilidade de seus produtos por meio da iniciativa de trocar as tampas coloridas dos recipientes de leite por tampas transparentes.
Pertencente a 1.300 produtores que lidam com cerca de um bilhão de litros de leite por ano, a cooperativa Dale Farm quer tornar as embalagens mais recicláveis. Para isso, mudou as tampas que antes eram coloridas para transparente, facilitando todo o processo de reciclagem.
Segundo a ABIPLAST (Associação brasileira da indústria do plástico) 23% dos resíduos plásticos no Brasil foram reciclados. Um dos entraves é exatamente a questão do tipo de plástico, que não pode ser reciclado e detalhes como corantes que dificultam o processo. Ainda é importante ressaltar que o plástico é responsável por 85% dos poluentes que chegam aos oceanos e que, a quantidade atual tende a triplicar até 2040.
Agora, tampas e garrafas am a ser recicláveis conjuntamente em embalagens denominadas como de qualidade alimentar. Um dos questionamentos seria em relação a experiência do consumidor em relação a já conhecer o produto e escolher o produto que quer pela cor da tampinha. No entanto, os compradores ainda poderão distinguir facilmente entre diferentes tipos de leite, pois as mesmas etiquetas codificadas por cores permanecerão em todas as garrafas de leite, facilitando assim a comunicação na gôndola.
Parece uma medida pequena, sem grandes impactos, mas estima-se que a mudança retornará cerca de 60 milhões de tampas, o que equivale a cerca de 72 toneladas, para embalagens de qualidade alimentar a cada ano.
É importante lembrar que todo problema complexo, exige soluções complexas também. O chefe coordenador da sustentabilidade da cooperativa, Ed Wright, relata que a mudança é a mais recente de uma série de medidas com o objetivo de melhorar a sustentabilidade em todo o negócio e declara:
“Na Dale Farm, queremos liderar o setor de laticínios em sustentabilidade. Avaliamos constantemente nossos processos para ver onde podemos melhorar e, o a o, estamos melhorando a sustentabilidade das embalagens em toda a nossa linha de produtos. Estamos orgulhosos de sermos os primeiros na Irlanda do Norte a substituir todas as tampas coloridas por tampas transparentes em nossas garrafas de leite da marca Dale Farm, bem como nas que produzimos para nossos parceiros varejistas. É uma pequena mudança que, a longo prazo, terá um impacto positivo no meio ambiente.”
Ressalta-se ainda que, a Dale Farm também opera sua própria fazenda solar de 37-acres e 5MW em sua instalação de processamento de queijo em Dunmanbridge, no condado de Tyrone. Fornecendo cerca de 20% do consumo de energia da planta, a fazenda está economizando 2.460 toneladas de emissões de carbono a cada ano.
O que era uma conversa de futuro está cada vez mais no nosso dia a dia. A boa notícia é que cada vez mais o mercado entende que as mudanças não são simples, mas que mesmo exigindo muitas frentes de trabalho precisam ter um ponto de partida. As tampinhas de plástico podem ser um primeiro degrau de uma longa escada em busca de maior cuidado com o meio ambiente.
As informações são da Dairy Global, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.