-de-leite-no-sul-do-brasil-dados-da-maior-regiao-produtora-237535/" />

A produção de leite no Sul do Brasil: dados da maior região produtora de leite

Quais são as principais características produtivas da região Sul do Brasil, maior região produtora de leite do país? Confira aqui!

Publicado por: e

Publicado em: - 4 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 16

A produção de leite no Sul do Brasil, responsável por cerca de 34% da produção nacional, ocupa uma posição de destaque no cenário do país. Dada a importância econômica e social desse setor, o monitoramento de dados precisos se torna fundamental para promover a eficiência e sustentabilidade da cadeia produtiva.

Em setembro, o Interleite Sul, organizado pela MilkPoint Ventures, reuniu especialistas, produtores e líderes do setor para discutir o presente e o futuro da produção de leite na região. Durante o evento, foram apresentados dados importantes sobre os perfis de produção de leite  do Sul, fornecendo um panorama valioso sobre o setor. Estes dados complementam as informações do MAPLeite, uma nova ferramenta da MilkPoint Ventures que oferece dados detalhados sobre rebanhos leiteiros e mercados-chave, auxiliando empresas de insumos na tomada de decisões estratégicas.

As informações a seguir foram baseadas nos dados do MAPLeite e em duas das diversas palestras do evento, que abordam as características, mudanças e desafios do leite no Rio Grande do Sul (Valdir Sangaletti) e no Paraná (Hernani da Silva). Já o MAPLeite fornece uma visão detalhada sobre as principais regiões produtivas do país. No Paraná, por exemplo, o Centro Oriental e o Oeste+Sudoeste representam 22% e 38% da produção estadual, respectivamente. Em Santa Catarina, o Oeste concentra 75% da produção, enquanto no Rio Grande do Sul o Noroeste responde por 67%. Comparando com os dados do Interleite Sul, observamos grande consistência nas tendências, o que reforça a precisão e confiabilidade do MAPLeite.

Continua depois da publicidade

Vale ressaltar que os dados do MAPLeite são mapeados a partir de mesorregiões produtoras específicas dentro de cada estado. Isso pode levar a algumas variações em relação aos dados apresentados no Interleite Sul, que consideram a totalidade dos estados. No entanto, as tendências gerais observadas em ambos os conjuntos de dados mostram uma alta consistência, reforçando a confiabilidade do MAPLeite como uma ferramenta essencial para o setor.

Sistemas de produção

No que tange os diferentes sistemas de produção de leite apresentados, nota-se que a porcentagem de fazendas em sistemas confinadas ainda é a minoria no Rio Grande do Sul, onde apenas 5% das fazendas fazem parte deste cenário, o que pode ser parcialmente explicado pelo tamanho médio do produtor do estado (Entre 300-500 litros/produtor/dia).

 Tabela 1. Percentual de produtores em cada sistema de produção no Rio Grande do Sul

Sistema

Interleite Sul

MAPLeite

Confinamento

5,3%

5,1%

Sem confinamento

94,7%

94,9%

Fonte: Emater/RS; MAPLeite.

 

Perfil do produtor

Outro dado interessante a ser comparado é a estratificação da produção por litro de leite/dia. Na tabela a seguir, podemos ver a porcentagem de produtores em cada um desses estratos no Rio Grande do Sul.

Tabela 3. Estratificação da produção de leite (Rio grande do Sul).

Estrato 

(L/produtor/dia)

Nº de produtores (%)

Interleite Sul

MAPLeite

0-200

49,2%

44,5

201-1.000

44,5%

43,5%

>1.001

6,3%

12,0%

Fonte: Emater/RS; MAPLeite.

 

De maneira semelhante no Interleite Sul e no MAPLeite, vemos que as faixas menores possuem mais de 90% dos produtores no estado – o que vai em linha com o tamanho médio do produtor, já citado anteriormente. 

Continua depois da publicidade

A mesma constatação pode ser feita diante da realidade no Paraná. Tanto a porcentagem de produtores de cada estrato quanto o volume fornecido por cada um apresentam grande similaridade. Nessa análise, percebe-se que o alto número de produtores até 200 L/dia (>50%) não é proporcional ao volume fornecido (<9%). Os médios grandes produtores representam entre 7 e 9% do total, mas representam +60% do leite, como pode ser visto na tabela abaixo.

Tabela 4. Estratificação e porcentagem de participação de cada estrato (Paraná).

Estrato 

(L/produtor/dia)

Interleite Sul

MAPLeite

Nº produtores

Volume de produção

Nº produtores

Volume de produção

0-200

53,92%

8,90%

54,90%

8,40%

201-1000

36,85%

29,09%

37,70%

30,60%

>1001

9,23%

62,00%

7,40%

60,90%

Fonte: IDR - Paraná; MAPLeite.*

Esses dados reforçam a importância da região Sul como um dos principais polos leiteiros do Brasil, essencial para o abastecimento nacional. A comparação entre os dados do Interleite Sul e do MAPLeite evidencia a precisão e confiabilidade das informações que a nossa plataforma oferece, fornecendo uma base sólida para decisões estratégicas no setor.

Além dos dados de sistemas de produção e estratificação do produtor, o MAPLeite oferece uma ampla gama de informações detalhadas, incluindo o tamanho potencial do rebanho, áreas agrícolas e atualizações mensais sobre os custos e a rentabilidade dos produtores. Além disso, o MAPLeite projeta cenários futuros de custos e rentabilidade, fornecendo aos tomadores de decisão insights valiosos para planejamento estratégico.

Em breve, também divulgaremos uma atualização sobre o tamanho de mercado potencial, oferecendo novas perspectivas sobre o setor. 

Se deseja entender mais sobre o perfil de produção de leite nas diversas regiões brasileiras e acompanhar as principais tendências do setor, explore o que o MAPLeite pode oferecer em termos de dados atualizados e insights valiosos.




*Errata: a primeira versão da publicação constava como fonte da tabela 4 "Hernani da Silva, MAPLeite". A fonte correta para a tabela 4 é "IDR-Paraná, MAPLeite."  A equipe do MilkPoint pede desculpas pelo equivoco e já corrigimos para a fonte correta. 

QUER AR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha o a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 16

Material escrito por:

Julia Nunes Ribeiro

Julia Nunes Ribeiro

ar todos os materiais
Juliana Torres Santiago

Juliana Torres Santiago

ar todos os materiais

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Paulo xavier
PAULO XAVIER

TOMAZINA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/10/2024

Muito bom.. essa matéria valeu o tempo de leitura
Qual a sua dúvida hoje?