A Pesquisa do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, mostra que o preço do leite captado em dezembro/24 fechou a R$ 2,5805/litro (“Média Brasil”), queda de 2,7% em relação ao mês anterior, mas elevação de 21% frente a dezembro/23, em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IPCA de dezembro). Desse modo, a média de 2024 foi de R$ 2,6362/litro, 1,9% acima da verificada em 2023, também em termos reais.
Gráfico 1. Série de preços médios recebidos pelo produtor (líquido), em valores reais (deflacionados pelo IPCA de dezembro/2024).
Conforme destacado pelo MilkPoint Mercado, dezembro é tradicionalmente um mês que o preço do leite perde força, em reflexo do pico de produção em importantes regiões produtoras, como Sudeste e Centro-Oeste.
Ainda assim, o fechamento de 2024 foi expressivamente mais positivo em relação ao ano anterior, com uma alta real de 21% (deflacionada pelo IPCA). Além disso, esse pagamento tende a marcar o fim da sequência de quedas, com expectativa de recuperação nos preços já a partir do próximo mês.
Referências bibliográficas
As informações são de Cepea, adaptadas pela equipe MilkPoint Mercado.