O preço do leite cru captado por laticínios em março chegou a R$ 2,8120/litro na “Média Brasil” líquida, altas de 2,4% frente ao mês anterior e de 10,8% em relação a março/22, em termos reais. Dessa forma, o valor do leite cru acumula avanço real de 9,3% no primeiro trimestre de 2023 (os valores foram deflacionados pelo IPCA de março/23), conforme o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.
Gráfico 1. Série de preços médios recebidos pelo produtor (líquido), em valores reais (deflacionados pelo IPCA de março/2022).
Fonte: Cepea-Esalq/USP.
A oferta limitada no campo sustentou esse cenário. As adversidades climáticas, resultantes do fenômeno La Niña, bem como a saída de produtores da atividade no ano ado, refletiram na produção. Além disso, o aumento dos preços dos derivados lácteos, nas vendas da indústria ao varejo, no mês de março, também impactou positivamente no preço médio pago ao produtor.
Obs.: vale lembrar que a partir da divulgação dos dados de janeiro, o CEPEA ou a divulgar o resultado de preços com o nome referente ao mês que o leite foi captado. Dessa forma, a série anterior a a ter ajuste de -1 mês na nomenclatura do mês.