O 378º leilão da plataforma Global Dairy Trade (GDT) foi realizado nesta terça-feira (15/04) e continuou apresentando variações nos preços entre as diferentes categorias de produtos. O GDT Price Index, que reflete a média ponderada dos itens comercializados, alcançou USD 4.385/ton, marcando um aumento de 1,6% em comparação com o evento anterior, conforme mostrado no Gráfico 1.
Gráfico 1. Preço médio leilão GDT
Fonte: Elaborado pela equipe MilkPoint Mercado com dados do Global Dairy Trade, 2025.
Entre as categorias negociadas no GDT, o leite em pó integral (LPI), principal produto do leilão, apresentou um avanço significativo, sendo comercializado por USD 4.171/ton – alta de 2,8% em relação ao evento anterior, conforme ilustrado no Gráfico 2.
Gráfico 2. Preço médio LPI
Fonte: Elaborado pela equipe MilkPoint Mercado com dados do Global Dairy Trade, 2025.
O leite em pó desnatado e o queijo Cheddar apresentaram quedas em seus preços no último evento, com recuos de 2,3% e 1,8%, respectivamente. Em contrapartida, algumas categorias registraram alta, como a Mozzarela, com avanço de 5,4%, e a manteiga, que subiu 1,5%.
A Tabela 1 apresenta os preços médios dos derivados ao fim do evento, assim como suas respectivas variações em relação ao leilão anterior.
Tabela 1. Preço e variação do índice dos produtos negociados no leilão GDT em 15/04/2025.
Fonte: Elaborado pela equipe MilkPoint Mercado com dados do Global Dairy Trade, 2025.
Redução no volume negociado permanece
O volume negociado no leilão manteve a tendência de queda. Ao todo, foram comercializadas 16.718 toneladas, o que representa uma redução de 5,2% em comparação com o evento anterior. Esse é o menor volume registrado desde agosto de 2019.
Gráfico 3. Volumes negociados nos eventos do leilão GDT.
Fonte: Elaborado pela equipe MilkPoint Mercado com dados do Global Dairy Trade, 2025.
Impacto nos contratos futuros
Os contratos futuros de leite em pó integral na Bolsa da Nova Zelândia (NZX Futures) apresentaram correções positivas para os próximos meses em relação às expectativas de março, porém no cenário ao longo do ano os preços futuros continuam a indicar retrações.
Gráfico 4. Contratos futuros de leite em pó integral (NZX Futures).
Fonte: NZX Futures, elaborado pelo MilkPoint Mercado, 2025.
E como os resultados do leilão GDT afetam o mercado brasileiro?
De modo geral, observa-se um mercado com demanda aquecida, enquanto a oferta segue em retração, influenciada pela queda na produção sazonal da Nova Zelândia — o que eleva a competição entre os compradores no leilão.
Os preços futuros vêm oscilando tanto em função desta mudança de estação quanto por questões geopolíticas, como as tarifações que aumentam as tensões comerciais entre Estados Unidos e China — principal importador global de lácteos. Além disso, o preço do petróleo segue gerando preocupações quanto aos custos de frete para exportações.
Neste contexto de valorização dos preços internacionais, os valores praticados nas exportações pelos nossos principais fornecedores (Argentina e Uruguai) também devem permanecer elevados. Somado a isso, o câmbio real/dólar vem operando em patamares mais altos nos últimos dias, o que aumenta o custo de importação para os compradores brasileiros. Como consequência, espera-se uma redução no volume de importações nos próximos meses.