Fraude em leite e produtos lácteos
Fraudes podem ocorrer em todos os estágios da produção de leite e seus produtos. Saiba quais são as fraudes mais comuns em leite e derivados lácteos.
:type" content="website">
Fraudes podem ocorrer em todos os estágios da produção de leite e seus produtos. Saiba quais são as fraudes mais comuns em leite e derivados lácteos.
O método de formol é de grande relevância por apresentar baixo custo, rápida execução e aplicabilidade à realidade das indústrias de laticínios. Confira!
Apesar do destaque no leite, a qualidade higiênico-sanitária do leite brasileiro ainda está sendo aperfeiçoada, grande desafio para os produtores e indústria.
Nem todo fungo pode ser considerado seguro para consumo humano. Algumas espécies de fungos possuem potencial toxigênico. Leia e saiba quais são!
O chamado "Ring Test" é um exame laboratorial feito no leite do rebanho para detectar anticorpos contra a brucelose. Como ele é realizado? Confira!
Numa análise do leite, 0,1% dos casos não estava dentro dos parâmetros. Um número aparentemente insignificante que pode significar muito para o produtor. Leia!
As legislações exigem que os produtores artesanais atendam à requisitos sanitários, para assegurar a qualidade e segurança dos alimentos. Saiba quais são eles.
Embora o leite seja composto majoritariamente por água, a temperatura de congelamento da água no leite é menor do que a da água pura. Por que isso acontece?
Você já parou para pensar sobre a qualidade e segurança dos produtos lácteos que consomem diariamente? Entenda.
O alto consumo de leite UHT se deve a praticidade de conservação e extensa vida de prateleira. Porém, ele vem sendo alvo de afirmações inadequadas. Entenda.
A deterioração microbiológica causa prejuízos de grande impacto econômico para as indústrias. Saiba mais!
A ocorrência de fraudes em produtos lácteos ainda é um desafio a ser superado. Veja métodos de identificar as fraudes em queijos aqui!
A produção de queijos a partir de leite cru ou leite pasteurizado é um objeto de grande debate. Mas existe melhor ou pior? Confira no artigo!
Algumas pessoas condicionam a produção artesanal ao uso de leite cru. Contudo, esta é uma definição equivocada. Saiba mais sobre o assunto, e!
Até a década de 1950, a produção e comercialização do QAM era feita de forma livre, sem qualquer tipo de restrição ou regulamentação oficial. Veja!
O leite é um dos alimentos alvos de fraudes (Comissão Europeia, 2022), sendo a adição de água uma das formas comuns de fraude. Veja mais sobre o assunto!
Os métodos semiquantitativos, como o azul de metileno e a resazurina avaliam o da qualidade microbiológica do leite cru. Saiba mais sobre eles, e!
O iogurte é uma variedade de leite fermentado, sendo classificados em iogurte tradicional, batido ou líquido. Saiba detalhes sobre o assunto, e!
Este artigo visa trazer informações reais sobre estes produtos que têm trazido grandes discussões em diferentes veículos de informação. Saiba mais!
Um dos maiores desafios da pequena escala é manter a personalidade do queijo produzido. Confira quais as análises mais indicadas para esse tipo de produção!
O queijo parmesão é um dos alimentos mais falsificados do mundo. Mas e quando falamos do parmesão ralado? Será que sua identidade também ameaçada?
A acidez do leite pode sofrer variações em função da raça do animal, estágio de lactação, composição do leite e adulterações fraudulentas. Veja detalhes!
A falta de uma técnica eficaz para realizar a discriminação rápida do leite A1 e A2 é um grande desafio. Leia e entende melhor sobre o assunto!
Você conseguiria reconhecer se o queijo que está dentro do pacote de parmesão ralado é mesmo parmesão de verdade? Saiba mais, confira!