Sendo considerados como importantes parâmetros da qualidade do leite, a CCS (Contagem de Células Somáticas) e a CBT (Contagem Bacteriana Total) sempre acabam gerando dúvidas nos produtores. Sendo assim, vamos esclarecer alguns pontos neste artigo.
O que é CCS?
A CCS refere-se às células do sistema imune e do epitélio da glândula mamária das vacas que estão presentes no leite. O fator que mais contribui para aumento nos valores deste parâmetro é a mastite.
Quando parte do rebanho está acometido, a CCS do tanque aumenta e é um indicativo para o produtor.
Qual o limite de CCS no leite?
Segundo às Instruções Normativas 76 e 77 do Mapa, os valores máximos permitidos para esses parâmetros são de 500 mil células/mL para CCS.
Quando altos, os valores de CCS exigem um programa de controle da mastite na propriedade.
O que é CBT?
A CBT refere-se à proliferação bacteriana no leite por contaminação externa e está estritamente relacionada com os processos de higiene durante a coleta do leite e à manutenção da temperatura do tanque.
Normalmente, valores altos de CBT são mais rapidamente resolvidos com mudanças nos protocolos de higiene.
Qual o limite de CBT no leite?
O número limite para CBT é 300 mil UFC/mL, segundo às Instruções Normativas 76 e 77 do Mapa.
Coleta de amostra para análise de CCS e CBT
Com a crescente importância da análise do leite para a fiscalização, para sistemas de pagamento ou como ferramenta de gestão dentro da fazenda leiteira, os procedimentos de coleta de amostras e de análise laboratorial são hoje considerados pontos chave para a credibilidade e confiança dos resultados.
Considerando que os laboratórios brasileiros de análise de leite possuem programas de controle e aferição de equipamentos, a correta coleta, armazenamento e transporte da amostras até a análise a a ser fundamental, pois dependendo desses fatores os resultados obtidos podem trazer resultados que não retratam a realidade e pode induzir a tomada de decisão equivocada.
Os fatores mais críticos para obtenção de uma amostra representativa são:
- mão de obra,
- materiais e utensílios utilizados,
- procedimentos de coleta e transporte.
A representatividade de uma amostra depende de padronização de procedimentos. Com relação aos materiais utilizados nas coletas, os cuidados principais são com a correta identificação, manuseio e uso de conservantes.
Agora que você sabe um pouco mais sobre as definições e os limites, preencha essa cruzadinha para fixar seus conhecimento!
Confira mais dicas e informações nesses artigos:
- O que são CCS e CBT do leite?
- Monitoramento da CCS e CBT no leite do tanque
- Coleta de amostra de leite: o fundamental para monitoramento da qualidade do leite
Gostou da cruzadinha? Temos outras aqui no MilkPoint! Clique aqui para conferir. Se jogue nessa diversão de conhecimentos!