Para maior eficiência na colostragem e e garantir uma melhor transferência de imunidade iva para os bezerros, os produtores realizam a separação do bezerro da mãe após o nascimento.
Logo após essa separação, muitos animais iniciam uma jornada individualizada, alternativa que diminui a transmissão de doenças com transmissão horizontal (oral/fecal ou por contato) e a competição por alimento entre eles. Já em outras propriedades, alguns produtores optam por criar os animais em grupos desde o nascimento, principalmente pela maior facilidade de alimentação, mas favorecendo assim a interação social. Geralmente, essa criação é realizada em bezerreiros.
O que são bezerreiros?
Instalações ou alojamentos para bezerras são denominados bezerreiros, e podem ser individuais ou coletivos. O principal objetivo dos bezerreiros está em promover aos animais o mínimo de conforto térmico e físico, além de priorizar boas condições de higiene e sanidade.
Requisitos fundamentais em bezerreiros
- Ventilação;
- Isolamento;
- Conforto;
- Economia.
Tipos de bezerreiros
Os bezerreiros podem ser:
- Individuais;
- Coletivos.
Bezerreiro Individual
Os bezerreiros individuais tem se tornado uma das mais eficazes práticas de manejo e melhoria na sanidade dos animais durante a fase de aleitamento.
Este tipo de abrigo é largamente utilizado no mundo todo, sendo uma das mais populares opções de alojamento de bezerras, embora possa apresentar variações quanto ao seu formato, material e forma de construção.
No Brasil, o bezerreiro individual é o de maior prevalência. Esse tipo ganhou popularidade por seu custo inferior à construção de barracões, mas principalmente por serem bastante eficazes no controle de doenças, especialmente as respiratórias e diarreias. Quando bem manejadas, permitem o atendimento aos princípios básicos de um adequado sistema de criação de animais em aleitamento.
Bezerreiro coletivo
Alguns produtores optam por criar os animais em grupos desde o nascimento, principalmente pela maior facilidade de alimentação, mas favorecendo assim a interação social.
Um problema deste tipo de criação é a falta de controle individual de concentrado e também de leite, já que os animais são alimentados coletivamente. Quando os lotes não são bastante homogêneos ocorrem variações no ganho de peso individual, aumentando ainda mais a diferença de peso e altura entre animais de um mesmo lote.
Para resolver este problema, existe a alternativa de criação de bezerros em lotes, mas com aleitamento individual. Este tipo de criação permite controle individual de consumo de dieta líquida e também pode auxiliar na redução da mamada-cruzada ou não-nutritiva, muito comum em animais aleitados coletivamente e que aumentam problemas de umbigo e também de tetos perdidos.
Independente do tipo de instalação escolhida, a fase inicial da vida do bovino leiteiro é de extrema importância e necessita muita atenção do produtor. Sabendo isso, optar pela prática mais adequada para sua realidade é imprescindível.
Depois dessas dicas e informações, que tal responder essa cruzadinha para fixar os conhecimentos?
Não esqueça de conferir esses artigos para ter mais informações ou pegar mais dicas para responder a cruzadinha:
- Bezerreiro: tipos de instalações para bezerras leiteiras
- Bezerreiros coletivos: quando e por que utilizar?
- Qual o fator de maior importância no bezerreiro?
Gostou da cruzadinha? Temos outras aqui no MilkPoint! Clique aqui para conferir. Se jogue nessa diversão de conhecimentos!